Trump precisa perceber que Putin é um obstáculo para a paz, diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (13) que espera que a atual fase de diplomacia intensa entre Rússia e Ucrânia leve Donald Trump a compreender que Vladimir Putin é o verdadeiro obstáculo para um acordo de paz.

Em entrevista a jornalistas em seu gabinete em Kiev, Zelensky destacou a importância de mostrar que a Ucrânia não está atrasando o processo de negociações.

“Trump precisa acreditar que Putin realmente mente. E devemos fazer nossa parte para abordar essa questão de forma sensata”, afirmou o presidente ucraniano.

Zelensky confirmou que viajará para a Turquia na quinta-feira (15), independentemente da presença de Putin nas negociações.

O presidente ucraniano vai ser reunir com o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, em Ancara, e está preparado para se deslocar a Istambul se o líder russo decidir participar.

“Se Putin não aparecer e continuar jogando, isso será um sinal claro de que ele não quer acabar com a guerra”, disse Zelensky.

Durante sua visita à Turquia, Zelenskyy espera que Trump também esteja presente, o que poderia incentivar Putin a comparecer. “Se Trump viajar, isso também pode levar Putin a viajar”, comentou.

A possibilidade de uma cúpula tripartite foi reforçada pelo enviado de Trump para a Ucrânia, Keith Kellogg, que expressou otimismo sobre a reunião.

No entanto, não há indícios de que Putin esteja disposto a viajar, com o Kremlin sugerindo que enviará uma equipe de negociação de nível inferior. Zelensky enfatizou que, sem um cessar-fogo acordado entre os líderes, não há sentido em iniciar negociações de baixo nível.

Ele acredita que, se conseguir um acordo de cessar-fogo com Putin, grupos de trabalho poderão se reunir para discutir os próximos passos.

“Precisamos encontrar uma maneira de acabar com a guerra”, disse o presidente ucraniano, ressaltando que a falta de sinais claros dos líderes impede o progresso nas negociações.

A diplomacia entre os líderes ocidentais e a Rússia se intensificou após uma visita de líderes da Grã-Bretanha, França, Alemanha e Polônia a Kiev, onde apresentaram um ultimato a Putin para assinar um cessar-fogo de 30 dias.

Zelensky acredita que novas sanções podem ser necessárias se as negociações não avançarem.

“Acredito que o presidente Trump não é contra a imposição de sanções e que há vontade política no Congresso para isso”, concluiu, indicando que consultas sobre novas sanções estão em andamento.

The post Trump precisa perceber que Putin é um obstáculo para a paz, diz Zelensky appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.