Agora é oficial: produção da Fiat Titano começa na Argentina

A Stellantis iniciou oficialmente a produção da caminhonete média Fiat Titano na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina. O complexo, onde o sedan Fiat Cronos é montado desde 2018, recebeu investimentos de US$ 385 milhões para viabilizar a execução do Projeto KP1.

Além da Titano, outra caminhonete já está nos planos: a Ram 1200 – a variante do utilitário com os emblemas do fabricante norte-americano. A principal novidade técnica será a substituição do atual motor 2.2 Multijet turbodiesel pelo mesmo propulsor, já utilizada tanto no Jeep Commander de sete lugares quanto na Fiat Toro.

Segundo a Stellantis, a Fiat Titano faz parte de uma estratégia industrial de longo prazo que busca consolidar o Polo Automotivo de Córdoba como um hub regional de produção de picapes. “Nossa planta não está sendo modernizada apenas para aumentar a produção, mas para produzir com mais qualidade, maior integração local e constante evolução”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul.

Produção da Fiat Titano com novo motor 2.2 é iniciada oficialmente
Fiat Titano [Divulgação]

Números da Fiat Titano com novo motor

Para o mercado brasileiro, o novo motor entrega 200 cv e 45,9 kgfm, ou seja, 20 cv e 5,1 kgfm a mais do que o propulsor 2.2 Multijet utilizado atualmente na Titano. No mercado argentino, porém, não haverá mudanças no sistema de tração ou de transmissão. O novo motor virá inicialmente da Itália, mas a produção local está prevista para 2027, conforme já confirmado pela Stellantis.

E ao que tudo indica, essa troca de motor não será a única mudança na Fiat Titano. Apesar do fabricante não mencionar alterações visuais, as imagens revelam pequenas mudanças no design. Entre elas, a presença do radar para os sistemas de assistência à condução do pacote ADAS.

Peugeot Landtrek de frente andando na terra
Peugeot Landtrek [Divulgação]

O lançamento da Fiat Titano na Argentina está marcado para o próximo mês, e a apresentação no Brasil poderá ocorrer logo em seguida. Antes da produção em Córdoba, a caminhonete era feita no Uruguai. Vale lembrar, que a Fiat Titano, assim como a Peugeot Landtrek, é derivada do chassi da Kaicene F17, da Changan.

E você, o que acha da Fiat Titano? Compraria essa caminhonete média da Fiat? Se já tem uma, compartilhe sua experiência nos comentários!


O post Agora é oficial: produção da Fiat Titano começa na Argentina apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.