Bolsas sobem em Wall Street, mas clima de desconfiança faz rali parecer armadilha

(Bloomberg) – Investidores em ações, que foram levados de volta ao mercado por um rali implacável, estão prestes a descobrir que o verdadeiro desafio está apenas começando.

Uma recuperação acentuada dos ativos de risco — impulsionada pelo avanço nas negociações comerciais, resiliência econômica e queda da volatilidade — está transformando o ceticismo em uma operação desconfortável para todos, após um mês em que o consenso era se preparar para o pior. A trégua de três meses nas tensões comerciais entre EUA e China traz alívio aos investidores, mas, ao fundo, persiste o risco de que as ações estejam tão esticadas que fiquem vulneráveis a novas surpresas.

“Os mercados estão em um limbo enquanto líderes mundiais correm para fechar acordos durante a pausa tarifária de 90 dias”, observa a equipe de pesquisa da TS Lombard, incluindo Steven Blitz e Davide Oneglia. “O que importa é o potencial de danos permanentes durante e após o purgatório da guerra comercial”.

O movimento poderoso a partir das mínimas de abril foi quase impossível de prever — ou de participar plenamente. Uma combinação de riscos de manchetes inesperadas, dados pouco claros e uma narrativa oscilante criou uma recuperação sem precedentes. A velocidade da queda e da recuperação em andamento lembra o mercado da Covid em 2020. Assim, uma recuperação total do S&P 500 pode ocorrer mais rápido do que em outros mercados de baixa.

Pressão crescente

O salto das ações na segunda-feira exemplifica a pressão sobre os investidores que estão com baixa exposição. Papéis ligados ao crescimento global e setores sensíveis à China dispararam em meio a uma onda de compras rápidas.

Dados compilados pela Bloomberg mostram que muitos temas arriscados — que acumularam perdas de até 60% desde o pico do S&P 500 em fevereiro — voltaram à moda. “As ações estão subindo com a queda de temperatura da guerra comercial, mas são os temas de baixa qualidade que estão liderando”, observam os operadores da mesa de ações do Goldman Sachs Group Inc., acrescentando que a atividade dos clientes subiu 71% na segunda-feira.

Leia também

Ibovespa Ao Vivo: Bolsa oscila e tenta sustentar os 139 mil pontos; AZUL4 despenca

Bolsas dos EUA operam com ganhos

Estratégias sistemáticas também estão alimentando o rali. Esse grupo de investidores utiliza modelos quantitativos para comprar ações e não se importa com os riscos das manchetes. Esses fluxos empurram o mercado para áreas em que a relação risco-retorno se torna desfavorável para quem usa modelos tradicionais de avaliação ou hesita diante das incertezas econômicas.

Mesmo investidores de varejo — geralmente os primeiros a desistir e os últimos a entrar nos ralis — continuaram comprando durante a queda.

Cautela profissional

Investidores profissionais, no entanto, parecem longe de estar totalmente expostos a ações. Dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA mostram que os gestores de ativos continuam com posições leves em futuros do S&P 500.

Estratégias de seguimento de tendência, como os fundos CTA (Commodity Trading Advisors), estão apoiando a recuperação dos ativos de risco, mas sem pressa para aumentar a exposição, segundo estrategistas do UBS Group AG, incluindo Nicolas Le Roux.

“Dada a velocidade e força da recuperação, os CTAs não estão correndo para comprar”, disse a equipe do UBS. “Eles preferem tendências mais suaves e vão esperar uma confirmação nos preços antes de apertar o botão de compra”.

Enquanto isso, dados da Prime Desk do Goldman Sachs mostraram que as ações globais tiveram na terça-feira o segundo maior volume nominal de compras líquidas por hedge funds em cinco anos. Isso foi “impulsionado pela recompra de posições vendidas e, em menor grau, por compras líquidas”, segundo nota aos clientes.

Essa desconexão no posicionamento indica que o “short squeeze” pode ainda não ter acabado. Estrategistas do Deutsche Bank AG argumentam que o anúncio comercial EUA-China, por si só, justifica um movimento de aumento de risco. “Isso supera qualquer coisa que o mercado poderia ter antecipado em março”, escreveram. “Mantenha-se otimista”.

Indicadores técnicos apontam continuidade

Indicadores técnicos também sugerem que o rali pode continuar. A amplitude do mercado ainda não está excessiva, e pontos de reversão, como a média móvel de 200 dias, ofereceram pouca resistência.

Além disso, recuperações em formato de “V” têm o hábito de deixar investidores cautelosos para trás. Dados compilados pela SentimenTrader mostram que, embora o desempenho no curto prazo seja fraco, os retornos são bons para quem mantém a posição.

“Com base no comportamento desde a mínima de abril, o rali parece mais sustentável do que o normal”, disse a SentimenTrader. “Claro, nada é garantido, e estamos lidando apenas com probabilidades. A boa notícia é que as probabilidades passaram para o lado dos otimistas”.

Riscos

No entanto, essa corrida tem seus próprios riscos. Quanto mais forte o rali, mais assimétrica se torna a configuração — preços mais altos e menor volatilidade aumentam a chance de uma reversão dolorosa caso as boas notícias parem. A relação risco-retorno, portanto, volta a níveis pouco atraentes para muitos.

Isso é ainda mais verdadeiro considerando que muitos dos fatores que impulsionam essa alta ainda não se baseiam em dados concretos. Sinais de que a economia foi afetada, mesmo que minimamente, pelas tarifas punitivas de curto prazo podem fazer o otimismo desaparecer rapidamente — e levar as ações a enfrentarem uma paralisação nas compras.

“Nem tudo está perfeito por aí”, alertou Charlie McElligott, diretor executivo de estratégia de ativos cruzados da Nomura Securities International Inc. As coisas podem se inverter novamente à medida que nos aproximamos do fim da trégua tarifária, caso o presidente Trump “não consiga se conter e resolva cutucar a ferida mais uma vez”.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Bolsas sobem em Wall Street, mas clima de desconfiança faz rali parecer armadilha appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.