Dólar abre estável e Bolsa busca novo recorde, com Fed e BC no radar

O dólar operava próximo da estabilidade nesta quarta-feira (14/5), em um dia de agenda mais esvaziada nos mercados e no qual os investidores voltam suas atenções para eventos que contam com a participação de dirigentes dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos.


Dólar

  • Às 9h20, a moeda norte-americana avançava 0,07% e era negociada a R$ 5,612.
  • Na véspera, o dólar fechou em forte baixa de 1,34%, cotado a R$ 5,60. Foi o menor valor em 7 meses, desde outubro de 2024.
  • Com o resultado, a moeda dos EUA acumula perdas de 1,2% no mês e de 9,24% no ano.

Banco Central e Fed

Ainda em busca de pistas sobre a trajetória futura da taxa básica de juros nos dois países, os investidores repercutem a participação de dirigentes do Banco Central (BC) e do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) em eventos ao longo do dia.

O presidente do BC, Gabriel Galípolo, tem uma série de compromissos previstos em Pequim, na China, entre os quais uma reunião com dirigentes da autoridade monetária chinesa.

Diretores da autoridade monetária brasileira participam da Conferência Anual do BC, que acontece em Brasília. Estão previstas as presenças de Nilton David (Política Monetária), Izabela Correa (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta), Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos) e Renato Gomes (Organização do Sistema Financeiro e Resolução) na abertura do evento.

Nos EUA, o vice-presidente do Fed, Philip N. Jefferson, fará um discurso sobre as perspectivas econômicas do país.

Em outro evento, a presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, também deve falar.

Serviços

No cenário doméstico, outro destaque desta quarta-feira é a divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do resultado do setor de serviços em março deste ano.

Segundo o IBGE, o volume de serviços no Brasil registrou leve alta de 0,3% em março, na comparação com o mês anterior. Foi o segundo resultado positivo consecutivo.

Com isso, o setor de serviços se encontra 16,9% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 0,5% abaixo de outubro de 2024 (o pico da série histórica).

Já na comparação com março do ano passado, o crescimento foi de 1,9%.

Bolsa de Valores

As negociações do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), começam às 10 horas.

No dia anterior, o Ibovespa fechou o pregão disparando 1,76%, aos 138,9 mil pontos.

Foi a maior pontuação da história do indicador. O Ibovespa renovou suas máximas tanto durante o pregão quanto no fechamento.

Com o resultado, a Bolsa brasileira acumula alta de 2,88% em maio e de 15,53% em 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.