Futebol nos EUA e diploma em finanças: a trajetória do líder de alta renda da XP

Ele estudava e jogava futebol nas categorias de base do São Paulo. Mas teve um momento que precisou decidir entre a escola e o esporte. “Meu pai via como irracional abandonar os estudos para jogar futebol”, lembra Bernardo Ulmo, atual head do segmento alta renda da XP (XPBR31)

Então, resolveu ficar com os dois. Mapeou nos Estados Unidos colégios de ensino médio em que pudesse obter uma bolsa para estudar e, ao mesmo tempo, oferecer suas habilidades com a bola no pé.

Acabou sendo selecionado por uma instituição de Connecticut, nos Estados Unidos, para onde se mudou. “Não foi fácil sair do Brasil com 16 anos, para o frio e a necessidade de melhorar muito o inglês, além do compromisso de jogar futebol”, recorda. Mas deu tudo certo e Bernardo foi até campeão da liga regional na qual seu colégio participava, em 2009.

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Na universidade

Depois de um ano, conseguiu uma outra bolsa integral, dessa vez na Radford University, na Virginia, onde estudava e representava a universidade na primeira divisão do campeonato nacional universitário de futebol.

“Quando se vai estudar lá fora com bolsa, tem que ser um estudante-atleta de excelência. Tem que corresponder às expectativas com relação ao esportivo e ao acadêmico”, conta ele. “Por outro lado, não teria condições de estudar fora se não fosse bolsa de estudo integral”, complementa.

Bernardo lembra das diversas vezes voltando de uma partida fora, no ônibus de madrugada, em longos percursos. “Estudava naquele momento. Tinha que recuperar as aulas devido às ausências para competir. Tem que ter muita dedicação, resiliência e disciplina. E também capacidade de organização e lidar com a pressão”, afirma.

Jogando como meia-atacante, marcou muito gols e ganhou prêmios, mas guarda com carinho o reconhecimento nacional que recebeu por duas vezes seguidas (2012 e 2013), por uma associação de treinadores de futebol dos EUA, pelo bom desempenho no esporte e na faculdade. Somente um seleto grupo de estudantes são indicados à láurea.

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No trabalho

Após quatro anos de faculdade, obteve dupla graduação, em administração e finanças. Em janeiro de 2014 desembarcou em Nova York para trabalhar na área comercial de um banco europeu. “Nos Estados Unidos, eles prezam muito pela meritocracia, de fazer as coisas sem atalhos”, diz ele como aprendeu a trabalhar duro e como isso se tornou compensador.

Quase três anos depois, Bernardo Ulmo estaria de volta ao Brasil, e em 2016 ingressaria na XP. “Entrei no canal de assessoria direta B2C na posição mais júnior existente”, conta. Ele explica que era o começo desse projeto e cerca de 20 pessoas o integrava. Hoje, são quase 3 mil pessoas no canal.

“A gente foi crescendo com muita humildade, ano a ano, se dedicando muito. Quando entrei, não era tão óbvio esse crescimento acelerado que houve no canal direto de assessoria. Mas a gente foi apresentando bons resultados, a empresa foi depositando confiança”, relata.

“Essa vontade de fazer acontecer, de construir pontes, foi essencial. Adotamos os valores de sonho grande, mente aberta, espírito empreendedor, foco no cliente”, destaca.

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No dia a dia

Assim como a área de assessoria cresceu, Bernardo Ulmo também se desenvolveu bem no canal B2C. Depois de assessor júnior, se tornou assessor pleno, assessor sênior, líder de times, manager comercial, head comercial e, recentemente, head do segmento alta renda. Em 2019, também se tornou sócio da casa.

Nesses nove anos, diz ter usado bastante o que conviveu no esporte todos os dias. “Quando se é atleta e está lá treinando duro, se melhora uma pequena margem por dia. Tem que se focar no longo prazo. Isso me ajudou muito também na vida profissional. Claro que quero apresentar resultado no curto prazo, mas é importante resultado no médio e longo prazos e não ser tão imediatista”, pontua.

Ele ressalta que por ter passado por diversos funções, sabe o que o assessor de investimentos sente na ponta. “Já tive na pele dele. Consigo me sentir no sapato da turma”, diz.

Pelo lado dos clientes, Bernardo acha que os últimos anos foi de evolução no tema educação financeira. “O desafio hoje é garantir que tudo que se faz tenha uma proposta de qualidade e valor agregado ao cliente muito forte, oferecendo uma agenda de planejamento financeiro”, afirma ele, centrado como nunca, como a vida ensinou entre o esporte e a educação.

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