Governo alemão deve ter acordo sobre orçamento de 2026 em julho, diz ministro

BERLIM (Reuters) – O projeto de orçamento da Alemanha para 2026 deve ser aprovado pelo gabinete do governo em julho e as discussões sobre ele devem começar no Parlamento em setembro, disse o ministro das Finanças, Lars Klingbeil, nesta quarta-feira.

O orçamento para 2025 também deve ser discutido no Parlamento após a pausa de verão (no Hemisfério Norte). Para cumprir essa meta, o ministro pretende ter um projeto de orçamento pronto em junho, que poderá ser aprovado pelo gabinete em 25 de junho.

Depois que a coalizão do ex-chanceler Olaf Scholz entrou em colapso em novembro, não houve tempo para aprovar o orçamento de 2025. Portanto, a Alemanha tem tido um orçamento provisório desde o início do ano.

Leia também

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quarta

Índices futuros dos EUA operam sem força

Klingbeil acrescentou que deseja criar uma comissão de especialistas para reformar o “freio da dívida” do país o mais rápido possível. Uma reforma foi prometida até o final de 2025.

O governo incluiu em seu acordo de coalizão a criação de uma comissão de especialistas com a participação do Parlamento e dos Estados para desenvolver uma proposta de modernização do “freio da dívida”, que restringe os empréstimos públicos a 0,35% do Produto Interno Bruto (PIB).

O governo também está finalizando a legislação para um fundo de investimento de 500 bilhões de euros em infraestrutura, disse Klingbeil, que foi aprovado pelo Parlamento em março como parte de um aumento maciço de gastos.

The post Governo alemão deve ter acordo sobre orçamento de 2026 em julho, diz ministro appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.