Moradores de Perdizes, em SP, relatam aumento da presença de escorpiões no bairro

Filhotes de escorpião nas costas da mãe. Foto: Butantan/Governo de SP

Moradores de Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, têm relatado a presença de escorpiões em residências no bairro, incluindo apartamentos.

Segundo a página de notícias locais, Perdizes Digital, os relatos da presença do aracnídeo têm se concentrado na região da Rua Palestra Itália e suas transversais. Outros relatos também foram registrados entre moradores da Rua Diana.

O aparecimento desses animais nesta época do ano é incomum. Geralmente, eles são vistos na primavera e no verão, quando ocorre um aumento natural da população de escorpiões devido ao período de reprodução, segundo informa a prefeitura de São Paulo.

O portal g1 noticiou que, no último dia 1º, um chef de cozinha foi picado dentro de seu apartamento, localizado na Rua Palestra Itália, onde mora com sua família.

Segundo a Subprefeitura da Lapa, responsável pelo bairro, serviços de zeladoria para a manutenção da região são executados diariamente.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informou que enviaria uma equipe de vigilância aos endereços que relataram a presença de escorpiões para tomar as medidas cabíveis.

Medidas preventivas

Escorpiões são considerados peçonhentos, ou seja, possuem veneno e podem inoculá-lo através do ferrão.

“O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de diversos fatores, como a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos os grupos mais vulneráveis. Em caso de acidentes, deve-se procurar auxílio médico o mais rápido possível”, informa a prefeitura.

Uma lista de hospitais públicos que são referência no tratamento de ataques de animais peçonhentos pode ser encontrada aqui.

A prefeitura de São Paulo disponibiliza em seu site uma lista de medidas que visam evitar a presença e proliferação de escorpiões. Veja abaixo:

  • Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso.
  • Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa.
  • Vedar frestas nos muros, paredes e pisos.
  • Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia.
  • Não acumular entulho ou materiais de construção.
  • Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos.
  • Manter o ambiente limpo e organizado, acondicionando o lixo em recipientes fechados.
  • Manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas.
  • Providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos.

Para evitar acidentes:

  • Examinar roupas e calçados antes de usá-los.
  • Manter cama, sofás e berços afastados da parede.
  • Manter lençóis, cobertores e cortinas sem contato direto com o chão.
  • Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram registrados 200 acidentes com escorpiões em São Paulo em 2025, enquanto em 2024 houve 425 notificações ao todo.

The post Moradores de Perdizes, em SP, relatam aumento da presença de escorpiões no bairro appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.