Nova geração do Mitsubishi Outlander PHEV eleva o padrão | Impressões

A eletrificação não é um mundo novo para a Mitsubishi: o i-MIEV, lançado em 2009 e produzido até 2020, foi o primeiro carro com zero emissões da marca, enquanto o Outlander, anos atrás, já esteve à venda em nosso mercado em uma configuração PHEV. Só que, nesta quarta geração, o SUV híbrido plugável trouxe uma mudança de corpo e de alma.

Duas versões estão à venda: HPE-S, a partir de R$ 374.990, e a topo de linha Signature, que custa R$ 389.990. Ambas são equipadas com um balé tecnológico voltado à economia de combustível e à redução de poluentes na atmosfera. Segundo a Mitsubishi, o Outlander PHEV mira diretamente no Volvo XC60, mas também concorre com o Honda CR-V, Toyota RAV4 e o GWM Havel H6.

Há predicados para isso? Sustentado pela plataforma CMF-CD, o SUV da Mitsubishi tem 4,71 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,74 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Dimensões ligeiramente maiores em alguns pontos em relação ao Volvo XC60, que mede 4,70 m, 1,90 m, 1,65 m e 2,86 m, na ordem.

Não apenas enfrentará os escandinavos e os japoneses, como também a onda chinesa dos utilitários esportivos da BYD e da Great Wall Motor (GWM). Contudo, joga a favor do SUV a presença de mais de três décadas da Mitsubishi no Brasil, assim como a tradição de oferecer veículos capazes de transitar por terrenos difíceis.

Novo Mitsubishi Outlander PHEV branco parado de frente com árvores ao fundo
Mitsubishi Outlander PHEV [Divulgação]

Um Mitsubishi Outlander entre escandinavos e chineses

A quarta geração do Mitsubishi Outlander está inteiramente renovada, do teto às rodas. Embora tenha conquistado uma parcela dos consumidores ao longo dos anos, agora ele subiu um degrau tanto no acabamento quanto na dirigibilidade, ao combinar um motor a combustão com duas unidades elétricas.

O balé do Mitsubishi Outlander PHEV reúne o propulsor 2.4 a combustão interna a gasolina, com 137 cv e 20,9 kgfm, à unidade elétrica dianteira (116 cv e 20 kgfm) e à traseira (136 cv e 19,9 kgfm). Ao todo, essa numerologia resulta em 252 cv e 45,9 kgfm combinados.

Novo Mitsubishi Outlander PHEV branco parado de traseira andando na cidade
Mitsubishi Outlander PHEV [Divulgação]

O Mitsubishi Outlander PHEV pode não ter os 393 cv e 77,7 kgfm do GWM Haval H6 GT (R$ 325.000), ou os 462 cv e 72,3 kgfm do também híbrido plugável Volvo XC60 (a partir de R$ 439.950), mas entrega uma dirigibilidade condizente com a proposta — e prazerosa.

Embora tenha números menores que os da Volvo e da GWM, o SUV da Mitsubishi seduz pelo silêncio a bordo, graças aos vidros dianteiros laminados e ao uso extenso de materiais fonoabsorventes, que isolam os ocupantes do mundo exterior. Aliás, o Mit tem o plus de transportar até sete ocupantes.

Mitsubishi Outlander PHEV de frente andando na estrada
Mitsubishi Outlander PHEV [Divulgação]

Silêncio de rodagem no Mitsubishi Outlander

O motor térmico de quatro cilindros 2.4 16V com ciclo Atkinson tem funcionamento suave em marcha lenta, assim como em rotações mais elevadas, durante ultrapassagens. A transição do combustível fóssil para a eletricidade ocorre automaticamente de forma praticamente imperceptível.

O SUV da Mitsubishi parte da imobilidade e ganha velocidade sem esforço. Com 2.135 kg, entrega uma relação peso-potência de 8,47 kg/cv, além de boa manobrabilidade proporcionada pela direção eletricamente assistida, direta e bem conectada ao piso (2,6 voltas de batente a batente).

Mitsubishi Outlander PHEV de traseira no off-road
Mitsubishi Outlander PHEV [Divulgação]

Isso reforça a experiência de condução, enquanto a dinâmica é favorecida pelo acerto do conjunto de suspensões, que utiliza alumínio forjado para reduzir a massa não suspensa. A arquitetura é McPherson na dianteira e multibraço na traseira, com destaque para a maneira como filtra e absorve as irregularidades tanto do asfalto quanto do fora de estrada.

Esse comportamento evita batidas secas ou fim de curso ao transpor valetas mais pronunciadas ou enfrentar as adversidades do off-road. Tudo isso cuidando do conforto dos ocupantes, mesmo com rodas de liga leve de 20 polegadas calçadas com pneus 255/45.

Mitsubishi Outlander PHEV [Divulgação]

Dirigindo apenas com o pedal do acelerador

A boa dinâmica do SUV da Mitsubishi também se nota na baixa rolagem da carroceria em curvas feitas com mais velocidade, ajudada pela calibração dos amortecedores e pelo centro de gravidade baixo. Outro destaque são as frenagens potentes, garantidas por discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

O Mitsubishi Outlander PHEV ainda permite ajustar a regeneração de energia e ser conduzido apenas com o pedal do acelerador. Como em outros modelos com essa tecnologia, leva um tempo para se acostumar, mas depois essa função se torna bastante útil no trânsito, ajudando a preservar as pastilhas de freio.

Além da condução com um só pé, há sete modos de condução: Normal, Eco, Tarmac (asfalto), Gravel (cascalho), Snow (neve), Mud (lama) e Power. Neste último, o Mitsubishi Outlander PHEV acelera da imobilidade aos 100 km/h em 7,9 segundos.

Espaço interno

O nível de acabamento interno impressiona e rivaliza com o de SUVs de luxo. As quatro portas contam com painéis laterais acolchoados, oferecendo um toque suave e sofisticado. Os materiais utilizados incluem plásticos texturizados de alta qualidade e montagem caprichada. Os bancos, revestidos em couro, são confortáveis e utilizam espumas de boa densidade, garantindo ergonomia mesmo em viagens longas.

A posição de dirigir é facilmente encontrada graças aos ajustes elétricos. Na versão HPE-S, os bancos dianteiros contam com regulagem em 10 vias, aquecimento em três níveis e memória para motorista, passageiro e retrovisores. Já na versão Signature, há ajuste elétrico em 12 vias, com suporte lombar e função de massagem.

Com entre-eixos de 2,70 m, os passageiros traseiros contam com bom espaço para as pernas e joelhos. O teto solar panorâmico amplia a sensação de espaço e luminosidade, enquanto o ar-condicionado de três zonas permite ajustes de temperatura independentes para frente e traseira.

O conjunto de telas inclui um quadro de instrumentos com tela TFT de 12,3 polegadas e uma central multimídia de nove polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda um Head-Up Display (HUD) de 10,8 polegadas que projeta informações essenciais no para-brisa, como a velocidade. O sistema de som é da Bose, com nove alto-falantes e subwoofer.

Painel do Mitsubishi Outlander PHEV
Mitsubishi Outlander PHEV [Divulgação]

Espaço para sete ocupantes

O Mitsubishi Outlander PHEV pode transportar até sete ocupantes — algo que não é oferecido por Volvo XC60, GWM Haval H6, Toyota RAV4 e Honda CR-V. No entanto, a última fileira acomoda melhor crianças, e o acesso exige certa dose de contorcionismo.

O porta-malas tem 637 litros com cinco ocupantes, volume que cai para 284 litros com todos os assentos em uso. Com o rebatimento da segunda e terceira fileira, a capacidade chega a 1.448 litros, favorecendo a versatilidade.

Com espaço para até sete passageiros e condução silenciosa e eficiente, o Mitsubishi Outlander PHEV também cuida da segurança com um pacote completo de assistências à condução. Entre os recursos estão o controle de cruzeiro adaptativo, alertas de ponto cego, de atenção do motorista, de tráfego cruzado traseiro, frenagem automática em marcha à ré, prevenção de saída involuntária de faixa e mitigação de colisão frontal.

Mitsubishi Outlander carrega em movimento

O SUV da Mitsubishi ainda oferece quatro programas de gerenciamento de carga: EV (100% elétrico), Normal (funciona automaticamente sob demanda), Save (mantém o nível da bateria) e Charge, que recarrega a bateria de 20 kWh e 350V em movimento ou com o carro parado. O alcance livre de poluentes é de até 58 km.

Segundo o fabricante, o alcance máximo em modo elétrico é de até 58 km e o total estimado do conjunto híbrido plugável chega a 680 km — o tanque de combustível tem 56 litros. Nada mal! Na hora de carregar, o SUV vem de série com carregador portátil de 3,5 kW. Além disso, pode ser recarregado por meio de um plugue europeu do tipo 2. O tempo estimado para carga completa (0 a 100%) com 3,5 kW é de seis horas e meia.

Mitsubishi Outlander PHEV [Divulgação]

Veredicto

Após um hiato, o SUV da Mitsubishi retornou ao mercado brasileiro melhor do que nunca, combinando condução híbrida com capacidade off-road. O luxo e o esmero do acabamento interno são um capítulo à parte, assim como o trabalho das suspensões — seja no asfalto ou na terra.

Embora só agora tenha chegado ao Brasil, a quarta geração do MItsubishi Outlander já é conhecida na Ásia e nos Estados Unidos desde 2021, como linha 2022. Antes tarde do que nunca! É mais uma opção de SUV híbrido para dividir as atenções com Volvo XC60, GWM Haval H6, Toyota RAV4 e Honda CR-V. A garantia do Outlander PHEV é de cinco anos, e a da bateria, de oito.

Mitsubishi Outlander PHEV [Divulgação]

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