Parceria entre prefeitura de Esteio e Ulbra viabiliza atendimento de pacientes esteienses em Canoas

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) iniciou nesta semana uma parceria de cooperação com a prefeitura de Esteio. Na prática, a iniciativa visa atender pacientes encaminhados, via Sistema Único de Saúde (SUS), pela Secretaria Municipal de Saúde de Esteio. Em dois dias, foram dezenas de consultas realizadas no Centro de Especialidades da Universidade, no campus Canoas.

Alunos do curso de medicina da Ulbra realizam atendimentos



Alunos do curso de medicina da Ulbra realizam atendimentos

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

Segundo o coordenador do curso de medicina da Ulbra, Marcelo Guerra, as consultas ofertadas com alunos do curso de medicina incluem cardiologia, nefrologia, pneumologia, onco-hematologia, oftalmologia e reumatologia.

“Outras especialidades serão integradas no decorrer da formação dos estudantes de medicina. É uma parceria que veio para ficar. Percebemos que a Secretaria de Saúde de Esteio e o Núcleo de Regulação do Município são muito organizados e eficientes, o que deixa a operação mais tranquila. Porque não é fácil de repente ter pacientes de diferentes tipos de especialidades. É preciso organização”, salienta.

A oferta de consultas é disponibilizada conforme a grade curricular de aulas práticas dos alunos de medicina que cursam a partir do 5º semestre na Ulbra.

“O aluno participa realizando o atendimento, mas é importante frisar, que sempre há um professor, que também é médico especialista da área em atendimento. Todos os protocolos são seguidos rigorosamente. A partir do início do terceiro ano de curso, os alunos estão aptos para contribuir na prática. Atendemos à Atenção Secundária, sendo com um especialista. Temos uma ótima infraestrutura, são consultórios novos e modernos.”

Guerra fala sobre o interesse de novas parcerias com outros municípios da região, incluindo Canoas.

“Estamos sendo pró-ativos nesse sentido, estamos procurando as secretarias de saúde para oferecer nossos serviços, mas também estamos abertos para que as prefeituras da região nos procurem para fechar mais parcerias. O curso de medicina, por obrigação, tem que enfrentar as demandas de sua região de saúde. Estamos na oitava região, então os municípios desta cobertura serão foco de negociação. Por exemplo, estamos com o diálogo avançado com Sapucaia do Sul e Nova Santa Rita”, frisa o coordenador.

Sem custo

O secretário municipal de Saúde de Esteio, Gilson Abreu de Menezes, ressalta que as consultas disponibilizadas na Ulbra não possuem custo para a prefeitura.

“Atualmente, Esteio tem cerca de 7 mil pessoas aguardando por uma consulta com especialista. O Município é responsável direto por consultas de baixa complexidade, ou seja, atendimento nas Unidades de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento. Quando envolve especialidades médicas, o Estado é responsável por ofertar a consulta com o profissional. Infelizmente, na prática, são oferecidas poucas vagas. A parceria com a Ulbra vai possibilitar uma redução significativa na fila”, explica.

Conforme o titular da pasta, o encaminhamento dos pacientes para as consultas é feito com base no tempo de espera na fila e na gravidade clínica.

“Obrigatoriamente, a pessoa precisa passar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde [UBS] da cidade. Após a consulta na Atenção Básica, se necessário, o paciente será encaminhado à fila de espera para consulta com o especialista da área que necessita. No fim de cada mês, a Ulbra vai nos informar quantas vagas serão disponibilizadas para o próximo mês.”

Um ano na fila de espera

Após aguardar um ano na fila de espera, Marlene da Silva Pires, 70 anos, realizou nesta terça-feira (13) uma consulta com pneumologista.

Marlene da Silva Pires (à esquerda) com a prima Rosa Maria



Marlene da Silva Pires (à esquerda) com a prima Rosa Maria

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

“Quase não acreditei quando fui chamada. Foi uma longa espera. Achei uma ótima iniciativa porque vai diminuir a fila de pessoas que precisam consultar”, destaca a moradora de Esteio.

Experiência e responsabilidade

Amanda Isasmendi Stein, 22, é a aluna do 5º semestre do curso de medicina da Ulbra. Para a jovem, a iniciativaé satisfatória e contribui para a experiência profissional.

“Os atendimentos estão satisfatórios, bem legais. Estamos conseguindo ter o mesmo nível de educação que tínhamos no Hospital Universitário, com os pacientes de Canoas. Estamos conseguindo trazer o que aprendemos e os professores estão auxiliando. A experiência está sendo ótima, semelhante ao que já conhecíamos. Ficamos felizes que as práticas retornaram rápido”, conclui.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.