Porsche 911 992.2 chega ao Brasil com versão híbrida e mudanças pontuais

O Porsche 911 da geração 992 conquistou os brasileiros que buscam um esportivo usável no dia a dia. Segundo a fabricante de Stuttgart, já foram entregues 4.894 unidades no mercado nacional. Agora, a marca apresenta a nova fase do modelo: o Porsche 911 992.2.

Mantendo as linhas icônicas que ajudaram a transformar o 911 em um sucesso global, a geração 992.2 estreia com atualizações pontuais. Entre as novidades do exterior estão os faróis LED Matrix de nova geração, para-choques redesenhados e sete novas opções de rodas.

Na traseira, o 911 Carrera (992.2) traz lanternas redesenhadas, novo layout na parte inferior do para-choque e entradas de ar remodeladas. Por dentro, destaca-se o novo painel de instrumentos 100% digital e teclas de acesso rápido posicionadas abaixo do sistema multimídia.

Sob o capô, a evolução é sentida, mesmo que não vista. O 992.2 incorpora os turbocompressores e o intercooler da versão GTS, entregando maior eficiência e desempenho. No 911 Carrera, a potência subiu de 385 cv para 394 cv, enquanto o torque alcança 45,8 kgfm entre 1.950 e 5.000 rpm.

Porsche 911 Carrera [Divulgação]

Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos – uma redução de 0,1 s – e atinge 294 km/h de velocidade máxima, ganhando 1 km/h em relação ao antecessor. Segundo a Porsche, esta é a primeira vez que o Carrera rompe a barreira dos quatro segundos na aceleração. Essa atualização ainda incluiu novos freios: discos 20 mm maiores na dianteira, agora com pinças de seis pistões, e discos traseiros também ampliados em 20 mm.

O Porsche 911 Carrera continua com a transmissão automatizada de dupla embreagem PDK, enquanto o Carrera T segue exclusivamente com câmbio manual de seis marchas. Além da carroceria cupê, a versão conversível também está disponível. No interior, destaca-se o acabamento com a tonalidade azul Gentian.

Porsche 911 Carrera [Divulgação]

Porsche 911 GTS T-Hybrid estreia tecnologia híbrida

A grande revolução da linha 992.2 está no novo Porsche 911 Carrera GTS T-Hybrid. O motor boxer de seis cilindros e 3.6 litros substitui os dois turbocompressores convencionais por um único turbo com assistência elétrica. O sistema híbrido traz a unidade a eletricidade integrada ao câmbio PDK e uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida. Ela opera em 400V, tem capacidade bruta de 1,9 kWh e pesa 27 kg.

O resultado é um salto expressivo de desempenho: o novo 911 Carrera GTS entrega 541 cv (ante 480 cv da geração anterior) e 62,2 kgfm entre 2.300 e 5.000 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas três segundos, com velocidade máxima de 312 km/h. Apesar da presença da unidade a eletricidade, o 911 T-Hybrid não é capaz de se mover exclusivamente com energia elétrica.

Porsche 911 Carrera GTS [Divulgação]

Para atingir um coeficiente aerodinâmico de 0,27 (contra 0,30 do Carrera), foram adotadas soluções como spoiler traseiro adaptativo, entradas de ar frontais com flaps móveis e difusores dianteiros ativos. A versão GTS não conta com bancos traseiros, mas eles podem ser incluídos como opcional.

911 GT3 mantém vocação esportiva com atualizações técnicas

Além do GTS T-Hybrid, a Porsche também revelou as atualizações para o 911 GT3. O motor de 510 cv se mantém, girando até 9.000 rpm, mas o torque caiu de 47,9 kgfm para 45,8 kgfm. Mesmo assim, o tempo de 0 a 100 km/h permanece em 3,4 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, diminuiu de 318 km/h para 311 km/h.

Entre as novidades, o sistema de escapamento foi atualizado com quatro catalisadores para atender ao Proconve L8. A marca também otimizou os comandos das válvulas, adotou corpos de borboleta individuais com fluxo melhorado e aprimorou o sistema de refrigeração do radiador de óleo e da caixa de ar.

Porsche 911 GT3 [Divulgação]

As relações de marcha foram encurtadas em 8% na transmissão PDK de sete velocidades e no câmbio manual de seis marchas – este último opcional no GT3 e de série no GT3 Touring. Visualmente, o GT3 traz uma asa traseira com desenho inspirado no conceito Mission R, novas aletas no assoalho e entradas de ar frontais mais largas.

Já para quem prefere um visual mais discreto, há a opção do 911 GT3 Touring, com design mais limpo e elegante. Além disso, o 911 GT3 pode receber o pacote Weissach, que amplia o uso de fibra de carbono e inclui bancos concha reclináveis.

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