Presidente do INSS: “Todos serão ressarcidos no menor tempo possível”

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Jr, garantiu que todos aposentados e pensionistas que sofreram descontos irregulares serão ressarcidos. As afirmações ocorreram durante entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (14/5).

“Todos serão ressarcidos no menor tempo possível. Não precisa correr. Não é uma corrida contra o tempo. Todos. A gente não vai fechar o sistema de uma hora para outra, falando que quem não pediu, não vai ter essa indenização”, apontou Waller.

De acordo com o presidente do INSS, até as 16h desta quarta-feira (14/5), foram recebidos 480.660 pedidos para ter o ressarcimento. Foram 473.940 (98,6%) solicitações de pessoas que disseram não reconhecer o desconto. Outros 6.720 (1,4%) reconheceram os vínculos.

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Presidente do INSS Gilberto Waller Jr

Gilberto Waller Jr, do INSS, com Rodrigo Assunção, da Dataprev
Gilberto Waller Jr, do INSS, com Rodrigo Assunção, da Dataprev
Gilberto Waller Jr, do INSS, com Rodrigo Assunção, da Dataprev
Gilberto Walller Jr, do INSS
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Gilberto Waller Jr é presidente do INSS

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

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Presidente do INSS Gilberto Waller Jr

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Gilberto Walller Jr, do INSS

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Conforme o governo federal informou, a partir de 14 de maio, os aposentados e pensionistas serão notificados e poderão consultar os valores e a entidade responsável por fazer descontos associativos indevidos nos benefícios do INSS.


Entenda

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.


Solicitações no INSS

Waller explicou ainda que, se for necessário, o INSS oferecerá atendimento presencial para atender todas as pessoas atingididas pela fraude dos descontos.

“Se for necessário atender presencialmente nas agências ou por outras formas de busca, uma das coisas que nos comprometemos é com todos. Nenhuma comunidade será alijada ou retirada desse procedimento após um certo prazo. Faremos um balanço para verificar se alguma comunidade ou região não foi possível realizar esse tipo de pedido ao INSS”, adiantou.

Gilberto Waller Jr garantiu que nenhuma pessoa vai ficar sem a possibilidade de ter o ressarcimento e reforçou que não há prazo para solicitar o ressarcimento.

“Você pode usar o aplicativo Meu INSS, a central 135 ou o site da presidência do INSS. Não há outra forma de contato; a central de atendimento não liga para ninguém nem entra em contato com ninguém por iniciativa própria. Se você tiver interesse, você liga para esclarecer uma questão”, explica.

O presidente do INSS comentou que o atendimento nas agências corresponde a 2,1 milhões de pessoas: “E daí vocês vão me perguntar: ‘Essas pessoas estão excluídas de fazer o pedido?’ Eu falo que, a princípio, não, porque esses 2,1 milhões de pessoas, na sua grande maioria, são pessoas que precisam passar por uma perícia médica presencial e por isso elas são chamadas às agências”.

A entrevista coletiva também conta com a presença de Rodrigo Assunção, presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Assunção menciona que, nesta quarta-feira (14/5), foram 8.554.898 acessos totais ao Meu INSS. A grande maioria dos acessos não seguiu até o de consulta de desconto associativo. Na área do desconto associativo, foram 1.600.305 acessos. Vale ressaltar que nem todo acesso representa uma solicitação.

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