Procon-SP notifica Nintendo sobre mudanças unilaterais em contratos

Público usa um console de videogame Nintendo Switch enquanto joga um videogame na Paris Games Week, uma feira de videogames em Paris, França, em 5 de novembro de 2023. REUTERS/Claudia Greco/Foto de arquivo.

O Procon-SP notificou a desenvolvedora de jogos Nintendo para que esclareça as mudanças nos termos de uso de seus produtos, incluindo cláusulas que, segundo o órgão de defesa do consumidor, podem ser consideradas abusivas.

Segundo relatos recebidos pelo Procon-SP, a empresa apresentou novos termos de uso que permitem, “por qualquer motivo”, o bloqueio ou cancelamento de contas, além da possibilidade de “tornar os serviços ou dispositivos Nintendo permanentemente inutilizáveis”.

No entanto, a Nintendo não especificou, em detalhes, os critérios ou condições para a adoção desses procedimentos.

De acordo com o Procon-SP, “cláusulas que definem a possibilidade de qualquer mudança unilateral do conteúdo ou da qualidade do contrato promovida pelo fornecedor após sua assinatura (como o bloqueio ou cancelamento da conta do consumidor) são consideradas abusivas pela Lei Federal 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor; portanto, nulas”.

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Além disso, os novos termos de uso estariam impondo arbitragem individual obrigatória aos atuais clientes da Nintendo, ou seja, impedindo que eles processem a empresa ou participem de ações coletivas.

Essa determinação contraria a legislação brasileira, que garante ao consumidor o direito de escolher como ingressar com uma ação judicial contra o fornecedor em caso de conflito de consumo.

“Logo, é abusivo determinar em um contrato que o consumidor desista de propor qualquer ação, inclusive coletiva”, pontuam os especialistas.

“Esta disposição de arbitragem impede você e a Nintendo de proceder em tribunal, ter um julgamento por júri ou participar de uma ação coletiva. Você e a Nintendo concordam que a arbitragem será exclusivamente individual, e não uma arbitragem coletiva, ação coletiva ou qualquer outro tipo de processo representativo. Você e a Nintendo estão renunciando ao direito de julgamento por júri”, diz o texto destacado pelo Procon-SP.

A empresa recebeu um prazo de 48 horas para responder aos questionamentos do Procon-SP, prazo que se encerra nesta quinta-feira (15).

Consumidores que se considerarem prejudicados podem procurar o Procon de sua cidade ou estado para registrar uma denúncia ou reclamação. No caso dos consumidores paulistas, o endereço é www.procon.sp.gov.br.

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