Quem é o jovem nadador argentino que ficou paraplégico em treino

O nadador argentino Matías Bottoni, de 17 anos, sofreu um grave acidente durante o aquecimento para o Campeonato Argentino de Natação, no último sábado (11/5). O atleta se chocou com outro competidor no momento em que mergulhava na piscina, o que resultou na fratura de uma vértebra cervical. O impacto comprometeu a medula espinhal e deixou o jovem paralisado, com prognóstico reservado.

Quem é Mattias Bottoni

Membro da seleção argentina e representante do Echesortu Fútbol Club, de Rosário, Bottoni é considerado uma das maiores promessas da natação no país. Ele já integrou a pré-seleção júnior e fazia parte da equipe que se preparava para os Jogos Pan-Americanos Júnior de 2025, em Assunção, no Paraguai.

Também participou de competições como o torneio Promesas del Cono Sur e campeonatos nacionais nas categorias júnior e sênior. Além disso, viveu uma experiência de intercâmbio na Itália com colegas da escola Dante Alighieri e, ao retornar, traçou como meta a classificação para o Campeonato Sul-Americano Juvenil.

Técnico destacou talento

Conhecido por sua conduta disciplinada e dedicação, Bottoni é descrito como um exemplo dentro e fora das piscinas. “Matías é um nadador brilhante e, acima de tudo, uma pessoa excepcional. Muito centrado, metódico, sem vícios. Ele treina duas vezes por dia, frequenta academia, estuda, tem namorada e integra o time do clube. É um jovem saudável, daqueles que fazem tudo do jeito certo. Não posso dizer que ele é perfeito, porque ninguém é, mas realmente é difícil encontrar algo negativo para dizer sobre ele”, afirmou o técnico Gustavo D’Andrea, em entrevista ao Infobae.

No dia do acidente, Matías havia garantido vaga na final dos 200 metros borboleta — uma de suas especialidades — e também competiria nas provas de 200 e 400 metros medley. O choque com outro nadador ocorreu durante a prática de largadas, quando seu colega atravessou a raia no momento do mergulho.

2 imagens

Matías Bottoni, nadador argentino

1 de 2

Matías Bottoni, nadador argentino

2 de 2

Matías Bottoni, nadador argentino

Estado de saúde

Após ser inicialmente levado ao Hospital Santojanni, Bottoni foi transferido para o Hospital Italiano de Buenos Aires, onde passou por uma cirurgia complexa para substituição da vértebra fraturada. Segundo relatos da família ao Infobae, o procedimento foi bem-sucedido, mas ele permanece sedado na UTI. Os médicos devem começar a reduzir os sedativos para avaliar eventuais reações neurológicas.

Apesar da rápida intervenção, os prognósticos são preocupantes. “A cirurgia correu bem, mas agora é esperar. Sabemos que há comprometimento nos braços e pernas, causado pela lesão na medula espinhal, mas ainda não temos clareza sobre a extensão dos danos”, disse uma pessoa próxima à família ao portal argentino.

Em entrevista ao canal El Tres TV, a mãe do nadador, Valeria Grimaux, revelou a gravidade da situação. “Nos disseram que não há possibilidade [de voltar a andar]. Mas tudo depende da resposta neurológica dele. Estamos nos agarrando à fé”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.