Secretária da Saúde explica atraso em reforma da USF Getúlio Vargas no bairro Canudos; construção de nova unidade é estudada

A secretária da Saúde de Novo Hamburgo, Betina Espindula circulou na tarde desta quarta-feira (14) por diversas ruas no bairro Canudos. O objetivo da caminhada foi conversar com os moradores, ouvir demandas e buscar melhorias para o atendimento nas unidades de saúde.

Essa foi a segunda localidade visitada pela secretária, que já havia circulado pelo bairro Santo Afonso. “Foi muito transformador enxergar nosso trabalho, na prática.” Conforme Betina, outros bairros também serão visitados. “Quero ir aos locais onde a comunidade tem demanda. Tenho a experiência de trabalhar mais próximo da população, sinto falta disso.”

Secretária de Saúde de Novo Hamburgo Betina Espindula no bairro Canudos  | abc+



Secretária de Saúde de Novo Hamburgo Betina Espindula no bairro Canudos

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Entre as demandas mais ouvidas no Canudos, está a reforma na Unidade de Saúde da Família (USF) Getúlio Vargas, atingida pela enchente de maio passado e que deveria ter começado em janeiro deste ano. “É uma perda de dinheiro, a água chegou e alagou, não vai durar 40 anos”, afirmou Dona Julieta Müller, moradora do bairro.

Entretanto, a secretária explicou que o projeto foi cadastrado como reforma. “A verba foi destinada como reforma, não há outra opção. Se a USF não for reformada, perdemos o dinheiro.” No entanto, Betina confirma que o Executivo estuda a possibilidade da construção de uma nova unidade de saúde na região.

Problemas na licitação

Ainda assim, a reforma segue parada. A titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirma que a Prefeitura está enfrentando dificuldades com a vencedora da licitação, a mesma da USF Palmeira. “A empresa alegou que não tinha pessoal para executar as obras. Também estão tentando inserir novas exigências no contrato.”

USF Getúlio Vargas aguarda reforma  | abc+



USF Getúlio Vargas aguarda reforma

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

A tendência, conforme a secretária, é que a 2ª colocada no certame seja chamada para que as reformas sejam efetuadas. “Estamos aguardando, é uma questão burocrática.”

A moradora Cristiéle Lopes aproveitou para pedir uma solução mais rápida. “O atendimento é bom, mas precisamos que retorne logo para o local original, está muito longe agora.”

Soluções nas UPAs

Outra demanda dos moradores está relacionada aos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos. Segundo a população, o tempo de espera é muito longo na unidade.

Para auxiliar nos atendimentos, a SMS recorreu a contratos emergências para que dois médicos atuem nas UPAs Canudos e Centro, ao menos duas vezes na semana. “Percebemos que a demanda aumenta principalmente nas segundas e terças-feiras, por isso escolhemos estes dias para reforçar as equipes.”

Desde segunda-feira (12), as unidades recebem o reforço no início da semana, especialmente para casos de menor gravidade. “Os profissionais conseguem atender até 60 pacientes, isso reduz a espera e deixa o trabalho mais efetivo.” O objetivo, segundo Betina, é ampliar o reforço. “É algo que vamos trabalhar para concretizar.”

Operação Inverno 2025

Questionada sobre os atendimentos nos meses mais frios, Betina reiterou que o município foi credenciado no programa Inverno Gaúcho. “Assim conseguimos garantir recursos do governo do Estado. Estamos estudando a ampliação de horários em algumas unidades de atenção primária. Além disso, podemos utilizar novos espaços nas UPAs, melhorando o atendimento e evitando a circulação do vírus.”

A aposentada Rosalina Schwarz, 84 anos, aproveitou para deixar um recado. “Já me vacinei contra a gripe, todos precisam se vacinar. Tem que se prevenir”, completou.

Desafios em Novo Hamburgo

Betina também falou sobre o desafio de estar à frente da SMS em Novo Hamburgo. Até janeiro, a psicóloga atuava como secretária da Saúde em Bom Retiro do Sul, município com pouco mais de 12 mil habitantes. “Entendo que o maior desafio é a calamidade financeira. O repasse para uma cidade como Novo Hamburgo deveria ser maior, somos referência para mais de 35 municípios.”

  • CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

A titular da pasta aproveitou para elogiar a equipe e o apoio que tem recebido. “As diretoras são servidoras de carreira, conhecem muito bem a rede. Toda a equipe é ótima, com profissionais qualificados, várias ideias foram passavam e elas precisavam de alguém para colocá-las em prática”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.