SICC: “Que a gente possa valorizar mais o nosso calçado”: Retomada após enchentes e produção local em evidência

 A abertura oficial do SICC- Salão de Inovação do Couro e Calçado ocorreu na manhã desta quarta-feira (14), com a presença de autoridades, entidades ligadas ao setor, parceiros e da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira. O salão segue até às 19 horas desta quarta (14) e na quinta-feira o funcionamento é das 9h às 17 horas.

VEJA TAMBÉM: SICC: Confira imagens de calçados que vão bombar nas coleções de primavera e verão

Roberta conduziu cerimônia oficial de abertura do SICC 2025 | abc+



Roberta conduziu cerimônia oficial de abertura do SICC 2025

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

A diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC e Zero+, ressaltou o novo posicionamento dos eventos. “Nos reformulamos e tivemos feedback que estamos no caminho certo. “

O SICC, antes era chamado de Salão Internacional do Couro e Calçado. Em 2026, o evento vai ocorrer no mês de junho. Já a Zero Grau, passa a adotar a marca Zero+ e segue com realização no mês de novembro.

A retomada do salão após as enchentes de 2024 e a produção do calçado gaúcho também foram evidenciadas.

“Estamos muito felizes com a retomada da feira ano após a enchente. Tivemos um primeiro dia (13) muito bom e hoje (14) a feira está bem movimentada também”, diz o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), Márcio Port, que falou em nome dos sindicatos municipais e regionais.

CONFIRA: SICC: Marcas da região em destaque na feira coureiro-calçadista; veja as novidades

O deputado estadual Joel Wilhelm (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, destacou a importância do selo Desenvolvido no Rio Grande do Sul, uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado (Sicergs).

“Faço aqui um reconhecimento ao selo e um pedido para a nossa indústria gaúcha que é conhecida pela qualidade e design, que todos possam aderir ao selo calçadista. É algo que não tem custo. E em uma parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) a iniciativa tem um espaço reservado no SICC. Que a gente possa valorizar mais o nosso calçado que movimenta tanto a nossa economia”, reforça o deputado.

Em sua fala, o deputado estadual Issur Koch (PP), vice-presidente da Frente Parlamentar, falou também sobre o combate à pirataria. “Estamos na iminência da aprovação da Lei Estadual de Combate a Pirataria e isso não é para proteger grandes marcas e sim as pequenas. Quem sofre diretamente com isso não é a nike, por exemplo, mas as nossas marcas menores”

Pelo governo do Estado, participou da cerimônia oficial o diretor da Sedec, Roger Pozzi. “Estou trazendo o abraço do secretário Ernani Polo que está em Nova York, no RS Day, com o governador Eduardo Leite, abrindo novos mercados, o que é muito importante pra nós. Estamos trabalhando sempre em prol do desenvolvimento do setor. Queremos que se conheça cada vez mais a capacidade do nosso Estado de produzir calçados”, destaca Pozzi.

Espaço para o selo calçadista

Fabiane reforça importância do selo calçadista | abc+



Fabiane reforça importância do selo calçadista

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

SAIBA MAIS: Selo calçadista é lançado oficialmente no Estado; conheça o diferencial do sapato gaúcho

O selo calçadista “Desenvolvido no Rio Grande do Sul” tem um espaço exclusivo na feira. A ideia, conforme a representante do Sindicato da Indústria de Calçados do RS (Sicergs) Fabiane Seewald Sudekum, é divulgar a iniciativa que valoriza a produção gaúcha, especialmente após as enchentes de 2024.

“Apresentar o selo no SICC mostra o orgulho de ter calçados reconhecidos nacional e internacionalmente. Produtos que destacam a qualidade, o design e o comprometimento da nossa indústria.” O estande conta com sapatos nas cores da bandeira do RS, uma ideia do presidente do sindicato, Renato Klein.

A divulgação do selo nas feiras calçadistas tem aporte do governo do Estado a partir da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.