VÍDEO: Chimpanzés fazem primeiros socorros com plantas e outras técnicas; veja flagra que leva pesquisadores a nova descoberta

Sem farmácias de 24 horas, o mundo animal encontra outras formas de lidar com os machucados. Os chimpanzés, por exemplo, usam plantas para fazer primeiros socorros, conforme mostrou um vídeo e um estudo feitos por pesquisadores, publicado nesta terça-feira (13).

Chimpanzés fazem primeiros-socorros uns nos outros usando plantas | abc+



Chimpanzés fazem primeiros-socorros uns nos outros usando plantas

Foto: Reprodução

Pela primeira vez, os animais foram flagrados por cientistas administrando primeiros socorros usando plantas, na Uganda. “Neste estudo, nós mostramos como chimpanzés selvagens na Floresta de Budongo não apenas sabem como cuidar dos próprios machucados, como também das feridas de outros do grupo”, escreveu Elodie Freymann, pesquisadora da Universidade de Oxford e autora principal do estudo, em uma postagem nas redes sociais.

CONFIRA: ESCORPIÃO-AMARELO: Como evitar que escorpiões invadam a sua casa após mais de 1 mil serem encontrados em cidades da região

As imagens foram capturadas após quatro meses de observação na Reserva Florestal de Budongo e a pesquisa foi publicada na revista científica Frontiers in Ecology and Evolution.

Para cuidar dos ferimentos, os animais usam folhas frescas e mastigadas de plantas conhecidas pelas propriedades medicinais. “Ao documentar como os chimpanzés identificam e usam plantas medicinais e cuidam dos outros, nós ganhamos um insight dos fundamentos cognitivos e sociais do comportamento humano quanto à saúde”, disse ela para a Frontiers In.

Durante a pesquisa, duas comunidades de chimpanzés locais foram estudadas: Sonso e Waibira. Todas as plantas usadas para tratar ferimentos foram identificadas e muitas delas possuem propriedades que auxiliam na cura das feridas, além de serem relevantes na medicina tradicional. Dos 41 casos presenciados, sete foram de chimpanzés cuidando de outros e 34 de si mesmos. Todos se recuperaram dos machucados.

“Estes comportamentos se somam às evidências de outros avistamentos onde chimpanzés parecem reconhecer a necessidade e o sofrimento dos outros e agem para aliviá-los, mesmo quando não há vantagem genética direta”, afirmou a pesquisadora ao jornal científico.

VEJA TAMBÉM: Caminhada de “salsichas”: Centenas de dachshunds se reúnem para quebrar recorde; veja vídeo

Técnicas diferentes e higiene pessoal

Os chimpanzés também usam diferentes técnicas na hora de tratar ferimentos, segundo Elodie. Ela cita alguns, como lamber os machucados, o que remove detritos e aplica saliva que pode ter potencial antimicrobiano; mastigar partes de plantas e aplicar diretamente nas feridas; lamber os dedos e depois pressionar os machucados; e esfregar folhas. Além disso, foi observado que eles praticam higiene pessoal, como limpar as partes íntimas com folhas após acasalar, assim como o ânus depois de defecar.

Agora, segundo os cientistas, são necessários mais estudos para entender o contexto do comportamento social dos chimpanzés de cuidar uns dos outros, assim como identificar quem recebe e quem dá o tratamento. Ainda, Elodie reiterou que é necessário que as plantas usadas pelos animais, que foram catalogadas, sejam também estudadas mais à fundo pela farmacologia para entender quais as propriedades medicinais específicas de cada.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Veja o vídeo dos chimpanzés fazendo primeiros socorros no ferimento uns dos outros:

 

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.