Vídeo: povo uruguaio se emociona na despedida de Pepe Mujica

Começou a caravana de cortejo do corpo do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. As primeiras imagens mostram uma grande mobilização em Montevidéu, onde centenas de pessoas se juntam com bandeiras e cartazes para acompanhar o ex-presidente. Muitos se emocionam com a passagem do corpo do ex-presidente pelas ruas da capital.

Veja imagens do cortejo

 

O corpo de Mujica chegou, nesta quarta-feira (14/5), ao edifício da Presidência, de onde seguiu em cortejo pela capital, com previsão de chegada à tarde ao Palácio Legislativo para um velório aberto ao público. As despedidas terminam com a cremação dos restos mortais, após um evento que deve reunir autoridades estrangeiras na quinta-feira (15/5).

Mujica morreu nessa terça-feira (13/5), aos 89 anos, depois de mais de um ano em luta contra um câncer no esôfago. O governo uruguaio decretou três dias de luto nacional pela morte do ex-presidente.

O presidente uruguaio, Yamandú Orsi, lidera o cortejo fúnebre com os ministros de governo da sede da Presidência ao Palácio Legislativo. O caixão chegou por volta das 9h30, e passará por locais-chave na trajetória política de Mujica, como as sedes dos movimentos de Libertação Nacional (MLN) e de Participação Popular (MPP), e do partido Frente Ampla, antes de chegar ao Palácio Legislativo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá ao enterro do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, nesta quinta-feira (15/5). Além de Lula, são esperados o premier da Espanha, Pedro Sánchez, e a ex-presidente argentina Cristina Kirchner.

“Eu não vou embora, estou chegando”

A Plaça Independência, em frente ao edifício da Presidência uruguaia, foi tomada por centenas de uruguaios, para o cortejo fúnebre do líder. O cortejo irá afetar os transportes na capital uruguaia, mas escolas e outros serviços públicos irão funcionar normalmente.

Integrantes do Movimento de Participação Popular (MPP) chegaram vestindo camisetas pretas com uma estampa branca nas costas com uma frase popular de Mujica: “No me voy, estoy llegando” (“Eu não vou embora, estou chegando”).

O corpo de Mujica será velado a partir das 14h desta quarta até a tarde de quinta-feira (15/5), quando está prevista uma cerimônia final, que deve reunir figuras políticas próxima ao ex-líder uruguaio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.