Africa’s Travel Indaba 2025 supera expectativas e projeta fortalecimento do turismo africano com foco no Brasil

WhatsApp Image 2025 05 15 at 10.36.16 Africa’s Travel Indaba 2025 supera expectativas e projeta fortalecimento do turismo africano com foco no Brasil

Thembisile Sehloho, Chief Marketing Officer, da South African Tourism

DURBAN – Chega ao fim nesta quinta-feira (15) mais uma edição da Africa’s Travel Indaba, uma das mais relevantes feiras de turismo do continente africano, realizada em Durban neste ano. Em entrevista ao M&E, Thembisile Sehloho, Chief Marketing Officer (CMO) da South African Tourism, celebrou o crescimento do evento e destacou o papel estratégico do mercado brasileiro na expansão do turismo africano.

“Registramos um crescimento entre 5% e 12% em todos os indicadores principais, incluindo número de expositores, visitantes e presença da mídia, tanto nacional quanto internacional”, revelou Sehloho. Segundo ela, os números consolidados superam os de 2024 e confirmam a retomada do interesse global pelo continente africano como destino turístico de peso.

Sob o tema “Unlimited Africa”, a feira deste ano teve como objetivo mostrar a diversidade ilimitada do continente e incentivar o turismo intra-africano, promovendo o continente como um destino completo. “Queremos que o visitante que chega à África do Sul estenda sua viagem a outros países africanos. Estamos construindo um ecossistema de turismo integrado, robusto e sustentável”, explicou.

Marca África em expansão: experiência, emoção e estratégia

Sehloho também falou sobre os pilares estratégicos da South African Tourism para 2025, tanto no desenvolvimento interno quanto na imagem externa da marca. Internamente, a atuação tem se concentrado em facilitar a experiência do visitante, com foco na colaboração público-privada, incluindo melhorias no regime de vistos e infraestrutura de recepção. Externamente, o trabalho é o de construir uma marca emocionalmente conectada com os diferentes públicos ao redor do mundo.

“Sabemos que o turista brasileiro é diferente do americano, do europeu. A pesquisa nos mostra que o brasileiro valoriza aventura e experiências autênticas. Estamos moldando nossas ações de marketing para refletir isso”, afirmou a executiva. “Nosso objetivo é garantir que, apesar da longa distância, o turista brasileiro veja valor em visitar a África do Sul e perceba que aqui ele tem acesso a uma experiência cinco estrelas, por menos”, revelou.

Brasil em evidência: mercado-chave para a África do Sul

O mercado brasileiro, aliás, tem ganhado atenção especial. Este ano, 18 operadores turísticos brasileiros participaram da feira, um crescimento expressivo em comparação com anos anteriores. “É um número significativo para uma feira de negócios. Nosso foco agora é mostrar o valor gerado por esses encontros e inspirar mais operadoras a participarem nos próximos anos”, destacou.

A executiva reforçou que o Brasil é considerado um mercado-chave para o crescimento do turismo sul-africano e que o relacionamento com os profissionais brasileiros será intensificado. “Esperamos que vocês sejam nossos porta-vozes no retorno ao Brasil. Precisamos que compartilhem as experiências vividas aqui para encorajar outros a virem. Isso fecha o ciclo de valor do evento”, afirmou.

Para a CMO, com uma estrutura cada vez mais voltada à co-criação e à colaboração entre países e empresas, a Africa’s Travel Indaba 2025 consolida-se como um catalisador para novas oportunidades comerciais e culturais, especialmente entre o Brasil e o continente africano. “Este é só o começo. Estamos construindo pontes, não apenas para o turismo, mas para conexões duradouras entre os nossos povos”, finalizou.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.