Alta de preços devido a tarifas pode começar neste mês nos EUA, diz CFO da Walmart

A Walmart apresentou mais um trimestre de sólido crescimento em vendas e lucros, mas alertou que tarifas e a crescente turbulência econômica significam que até mesmo o maior varejista do mundo espera aumentar os preços.

As vendas aumentaram 4,5% nas lojas Walmart dos EUA abertas há pelo menos um ano no trimestre encerrado em 30 de abril, enquanto o lucro ajustado foi de 61 centavos por ação. Os resultados são melhores do que o esperado pelos analistas de Wall Street, sugerindo que a decisão de reduzir preços para ganhar participação de mercado está dando frutos para a rede.

No entanto, as tarifas expansivas e intermitentes do presidente Donald Trump não pouparam a empresa. O crescimento das transações desacelerou em relação ao ano anterior e as vendas foram irregulares no último trimestre, com alimentos e farmácias se mantendo, enquanto o varejo de mercadorias gerais caiu. E os aumentos de preços impulsionados pela guerra comercial devem em breve chegar às prateleiras.

“Se você ainda não viu, isso acontecerá em maio e então se tornará mais pronunciado”, disse o diretor financeiro John David Rainey em uma entrevista sobre os aumentos de preços.

As ações da Walmart caíram 4% às 9h54 em Nova York, a maior queda intradia em cerca de um mês. As ações subiram 7,2% este ano até quarta-feira, superando o índice S&P 500, que estava pouco alterado.

A Walmart “demonstrou sua resiliência” durante um trimestre volátil, escreveu Michael Lasser, analista da UBS Securities, em uma nota aos clientes. “Este é um ponto de prova de que a Walmart será capaz de navegar com sucesso em um ambiente operacional que pode se mostrar desafiador.”

Embora a empresa planeje manter sua perspectiva de vendas e lucros para o ano completo, optou por não dar orientações sobre a receita para o trimestre em andamento devido à incapacidade de prever mudanças na política comercial com confiança. O cenário está “mudando a cada semana e, em alguns casos, a cada dia”, disse a empresa em um comunicado na quinta-feira.

A gama de resultados é “bastante extrema”, disse Rainey, acrescentando que a empresa está se preparando para um impacto maior da guerra comercial e da malaise econômica geral nos próximos meses.

Na quinta-feira, os EUA relataram que as vendas no varejo em abril mal aumentaram, sugerindo que os consumidores reduziram gastos.

Acordo com a China

A guerra comercial de Trump desestabilizou as operações de empresas em todos os setores. Embora acordos temporários – incluindo o mais recente acordo de 90 dias com a China – sejam esperados para aliviar a pressão de curto prazo sobre a cadeia de suprimentos, as oscilações tornaram difícil para as empresas responderem ou planejarem.

A maioria das empresas voltadas para o consumidor relatou resultados fracos nas últimas semanas, citando volatilidade na demanda e interrupções econômicas. Procter & Gamble Co. e Kraft Heinz Co. reduziram suas perspectivas anuais, enquanto a Southwest Airlines Co. e outras companhias aéreas expressaram preocupações sobre uma recessão iminente. Apenas um punhado de nomes – como a Tapestry Inc. – apresentou relatórios otimistas.

Os resultados da Walmart agora aumentam a pressão sobre os concorrentes programados para relatar nas próximas semanas, incluindo a Home Depot Inc. e a Target Corp. O desempenho do varejista também tende a servir como um termômetro da economia dos EUA, portanto, o fato de a Walmart ter se saído bem, mas ainda assim alertar os investidores sobre mais dores com tarifas pela frente é um sinal ominoso.

“É um ambiente desafiador para operar no varejo agora, com os preços subindo assim. Realmente não houve um precedente histórico para preços subindo tão alto, tão rápido”, disse Rainey. “A magnitude dos aumentos tarifários, no entanto, é tão grande que os varejistas não conseguem absorver isso sozinhos.”

Até agora, não houve mudanças significativas nos preços em todo o setor, disse Rainey, embora os aumentos relacionados a tarifas estejam atingindo as lojas agora e a Walmart espera que se tornem mais significativos à medida que o ano avança. A empresa disse que monitorará tais mudanças e como seus concorrentes responderão a elas.

Ganhar Participação de Mercado

A Walmart está em uma posição melhor do que outros varejistas para enfrentar a gama de desafios. A cadeia de suprimentos global da empresa permite que ela obtenha produtos de várias regiões, enquanto sua escala significa que pode negociar melhores acordos com os fornecedores. A empresa disse no mês passado que planejava manter os preços para ganhar participação de mercado.

A empresa geralmente se sai bem durante períodos de dificuldades econômicas, quando as pessoas se voltam para ofertas. Suas operações digitais também estão dando à Walmart uma vantagem. O varejista está atraindo mais compradores com seus serviços de retirada e entrega, e trazendo mais consumidores de alta renda para produtos alimentícios e itens como remédios e produtos para bebês.

A Walmart buscará manter os preços o mais baixos possível, especialmente em alimentos, disse o CEO Doug McMillon em uma chamada com analistas. No entanto, as tarifas sobre a Costa Rica, Peru, Colômbia e outros países devem pressionar produtos importados como bananas, abacates, café e rosas.

Manter Alguns Preços

Para outros itens afetados por tarifas, a empresa mudará a produção se puder. Também manterá os preços de alguns produtos, disse McMillon.

Os fornecedores da Walmart estão mudando materiais, como a troca de alumínio afetado por tarifas por fibra de vidro.

No entanto, os executivos da empresa alertaram que não sacrificarão completamente as margens de lucro para manter os preços baixos.

“Eu realmente quero crescer o lucro mais rápido do que as vendas”, disse McMillon, reiterando um de seus objetivos de longo prazo.

A Walmart disse que seu negócio online apresentou um lucro trimestral pela primeira vez durante o último período, à medida que a receita do comércio eletrônico dos EUA saltou 21%.

O maior volume online está permitindo que a empresa distribua pedidos de entrega entre várias residências, ajudando a rentabilidade. A crescente disposição dos consumidores em pagar mais por entrega rápida, assim como os esforços da Walmart para construir uma infraestrutura mais eficiente, também estão reduzindo custos.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Alta de preços devido a tarifas pode começar neste mês nos EUA, diz CFO da Walmart appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.