‘Confiança se conquista’: conheça os próximos passos da Azul Viagens com Giulliana Mesquita no comando

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Giulliana Mesquita falou sobre os novos desafios a frente da Azul Viagens (Giulia Jardim/M&E)

A Azul Viagens iniciou 2025 com mudanças estratégicas que marcam uma nova fase em sua gestão. A operadora, que vem se destacando pelo crescimento robusto nos últimos anos, agora tem Giulliana Mesquita oficialmente à frente da liderança, após a ida de Ricardo Bezerra para a Azul Linhas Aéreas. A nomeação consolida a união entre as áreas de produto e comercial sob uma única liderança, em um movimento que promete mais sinergia, eficiência e foco em atendimento e pós-venda.

Em entrevista concedida ao M&E nesta quinta-feira (15), na sede do jornal em São Paulo, Giulliana falou sobre os desafios dessa nova fase, as metas ambiciosas da operadora, os investimentos em capacitação de agentes e a importância de manter uma gestão próxima do trade. Ela também compartilhou sua visão sobre o amadurecimento de produtos e lojas, além de destacar a necessidade de inovação sem perder a essência do relacionamento com o mercado. Confira a entrevista completa abaixo.

M&E – Giulliana, a sua nomeação como head da Azul Viagens consolida a união da frente de produtos com a área comercial. Essa junção é definitiva ou ainda está em avaliação?

Giulliana Mesquita – Não, é definitiva mesmo. Vai ficar tudo com a gente. Na verdade, já era assim desde o tempo do Bicudo, que era o head da Azul Viagens. Existiam duas cadeiras: uma de produtos e outra comercial. Como eram ocupadas por duas pessoas muito referência, parecia que eram áreas separadas. Mas agora, com a movimentação do Ricardo pra Azul, eu assumo esse novo desafio. Dá um pouco de medo, mas faz parte, né? E junto com isso, a gente tem algumas oportunidades. A batida continua, a ideia não é revolucionar nada, é só agregar, melhorar. Fui super bem recebida pela equipe comercial, lojas, agências, todo mundo. E acho que tem oportunidades aí pra gente reforçar a sinergia entre produto e comercial. Ela sempre existiu, mas dá pra trazer mais “caldo”, como eu digo, pra fazer isso funcionar melhor. Queremos desenvolver os canais, produtos diferentes, e que tudo caminhe junto. E um ponto em que quero focar muito é no atendimento – especialmente no pós-venda. Essa vai ser uma das prioridades.”

M&E – Agora que vocês mudam esse formato,  existe a possibilidade de reestruturação abaixo de você? Você pretende trazer novas pessoas para fortalecer a gestão ou a ideia é manter como está?

Giulliana Mesquita – “A ideia é trazer novas pessoas, sim. A saída do Bicudo acabou cascateando em outras mexidas, então acho que nas próximas semanas já teremos novidades”.

M&E – Quais são os principais desafios que você enxerga nesse novo cargo?

Giulliana Mesquita –  “Acho que o principal é manter o relacionamento com lojas e agências. É algo que fui construindo ao longo do tempo com o trade e com produto também. E reforço: estou muito focada no atendimento e no pós-venda. Tem uma fase de imersão agora, pra entender o que tá acontecendo, onde estão as oportunidades… Não dá pra virar o jogo de uma hora pra outra, mas é onde quero concentrar minha energia”

M&E – E essa sinergia entre produtos e comercial, que é apontada como um trunfo, como ela acontece na prática? No dia a dia mesmo, nas decisões?

Giulliana Mesquita – “Acho que a maior oportunidade está na autonomia da equipe gerencial que está abaixo de mim e do Ricardo. Antes, muitas decisões acabavam ficando com a gente. Agora, saindo dessa camada, acredito que essas decisões vão ser mais colegiadas. Vale lembrar que, no pós-pandemia, a Azul Viagens foi de 30 para 190 colaboradores. A estrutura cresceu muito ao redor dessas duas cadeiras. Então, a gente tá num momento de ajustar isso – com mais horizontalidade e menos centralização”.

M&E – O que você traz de diferente para essa gestão? Considerando o seu background.

Giulliana Mesquita – “Sou praticamente nascida e criada em programas de fidelidade. Passei seis anos na Multiplus, da Latam. Lá, aprendi muito sobre parcerias e relações ganha-ganha. Quero trazer isso para a relação com os agentes. Criar uma dinâmica de benefícios, entender qual será o diferencial da Azul Viagens perante esse público. Hoje muitos produtos viraram commodity, todo mundo briga por Maceió, Porto Seguro, Orlando…O que vai diferenciar é o atendimento. Todo mundo quer ser bem atendido. É a experiência do consumidor, mas no B2B”.

M&E- A Azul Viagens tem investido bastante em capacitação de agentes. Isso continua como uma prioridade?

Giulliana Mesquita –  “Com certeza. O Azul Tá On é uma marca muito querida dentro da Azul Viagens. Nosso desafio é agregar mais ao portfólio do Azul Ta On e entregar capacitação com diferenciação – porque, hoje, muitos agentes participam das mesmas formações com várias operadoras. Então, temos que inovar na forma de entregar tudo isso: atendimento, capacitação, engajamento, fidelização… Mas sem perder a essência do Ta On, que é esse momento de encontro e relacionamento com o trade”.

M&E – Então, podemos dizer que a gestão da Giulliana será sinônimo de inovação?

Giulliana Mesquita – “Espero que sim! Mas sem criar expectativas demais, hein?”

M&E – Falando de números: a Azul Viagens cresceu 54% na receita no último ano, e só no primeiro tri as lojas cresceram 76%. Ao que você atribui esse desempenho?

Giulliana Mesquita – “Acho que o grande ponto está no nosso plano de expansão de lojas. Não é um modelo massivo, como outras operadoras. É uma estratégia mais intimista. Essas lojas que abrimos começaram a maturar, aprenderam a vender, e agora estão entregando resultado. A gente acompanha o crescimento da loja ao longo do tempo, porque nosso foco não é quantidade, é retorno para o investidor. E sobre a Azul Viagens como um todo, a gente tinha uma meta de crescimento de 40% no budget – e superamos. Acredito que isso é reflexo também de mais produtos dedicados na prateleira, principalmente no Nordeste. O próximo desafio é diversificar produtos e negócios”.

M&E – E pensando nas lojas, então: o foco agora é mais no amadurecimento do que na expansão?

Giulliana Mesquita – “Sim, mas a gente ainda tem um plano de expansão. Só que é mais estratégico, focado em lojas sólidas e confortáveis. Não seguimos um modelo de franquia, e sim de investidores”.

M&E – A aposta nos destinos nacionais também foi destaque na pesquisa recentemente divulgada pela Azul. Como pretende ampliar essa estratégia?

Giulliana Mesquita – “Da mesma forma que amadurecemos as lojas, estamos amadurecendo destinos. Classificamos os produtos em consolidados, em consolidação e em desenvolvimento. E é nesses em desenvolvimento que queremos investir: capacitação dos agentes, relacionamento com hotelaria, construção de produtos com voo dedicado…A Paraíba é um ótimo exemplo. A gente vem construindo esse case desde a pandemia. Assumimos riscos com voos dedicados até na baixa temporada. Isso ajuda nas negociações com a hotelaria e reduz o peso da sazonalidade”.

M&E – Isso já virou tendência entre outras operadoras?

Giulliana Mesquita –  “Tem virado, sim. É uma movimentação que já está sendo observada”.

M&E – Quais as metas de crescimento da Azul Viagens para 2025?

Giulliana Mesquita –  “Nossa meta é crescer 40% no ano. Já começamos entregando isso no primeiro trimestre, então seguimos confiantes”.

M&E – Pra fechar, diante de um cenário com rumores de fusão, mudanças internas, qual mensagem você deixa pro mercado?

Giulliana Mesquita – “Acho que toda mudança é positiva, de verdade. Ela traz movimento, novas ideias, oxigenação. A minha entrada, ou mesmo se fosse o Ricardo ainda aqui, representa continuidade com evolução. Vamos seguir construindo em cima do que já existe. Agora, é claro que existem desafios reais. A escassez de produto aéreo é um deles. A aviação impacta diretamente o turismo, e estamos vivendo uma fase com menos aeronaves disponíveis no mercado. Isso exige ainda mais estratégia da nossa parte. Mas estamos atentos, comprometidos e prontos pra continuar entregando resultado. Tô super animada, tô confiante, espero conseguir seguir aí com o plano que a Azul Viagens vem construído nos últimos anos. Quero agradecer, obviamente, meu partner, o Ricardo, que a gente fez muitas muitas coisas juntos. A gente fala muito que o sucesso da Azul Viagens só acontece porque eram duas pessoas de vivências muito diferentes com cabeças diferentes, que aprenderam no respeito mútuo a fazer com que Azul Viagens conseguisse o melhor e chegasse aonde ela chegou. Eu espero seguir em frente nesse nesse caminho e melhorar o que eu puder melhorar. E eu tenho certeza que o Ricardo também vai arrasar aí na nova posição. Vai dar um pouco de trabalho, mas tá tudo certo”.

M&E – Então vocês continuam trocando figurinhas?

Giulliana Mesquita – “Com certeza”.

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