Durban quer reaquecer relações com o Brasil e aposta no turismo cultural

WhatsApp Image 2025 05 15 at 10.36.16 1 Durban quer reaquecer relações com o Brasil e aposta no turismo cultural

Thabisile Mthethwa, gerente de Marketing de Durban e KwaZulu Natal

DURBAN – Durante a Indaba 2025, uma das maiores feiras de turismo do continente africano, realizada esta semana em Durban, a gerente regional de marketing do Tourism KwaZulu-Natal (Tourism KZN), Thabisile Mthethwa, destacou os planos renovados da província sul-africana para atrair turistas brasileiros à região. A feira chega ao fim nesta quinta-feira (15), e revelou estratégias e desafios enfrentados no relacionamento com o mercado sul-americano.

“Existe interesse por parte dos brasileiros, sim. Mas o nosso maior desafio foi a inconsistência no mercado”, afirmou Mthethwa. Desde a pandemia de Covid-19, segundo ela, a promoção de KwaZulu-Natal no Brasil foi interrompida, especialmente devido à falta de conectividade aérea entre os países, um fator crítico para o turismo internacional.

Com a retomada das operações da South African Airways e a presença da Latam operando voos entre Brasil e África do Sul, Mthethwa acredita que o momento é propício para retomar as ações promocionais no Brasil. “Agora faz sentido voltar. Uma vez em Joanesburgo, são apenas 60 minutos de voo até Durban”, explicou.

Apesar do baixo número de chegadas de brasileiros até o momento, a gerente vê potencial na conexão cultural entre os países. “Os brasileiros se encantam com nossos safáris, litoral e as montanhas de Drakensberg, mas também demonstram forte interesse pela cultura local, especialmente a espiritualidade e as tradições do povo Zulu”, conta.

Segundo ela, a retomada das estratégias promocionais no Brasil já está sendo planejada em conjunto com o escritório da South African Tourism em São Paulo e com o recém-nomeado gerente nacional no país. A ideia é garantir uma presença contínua e consistente no mercado brasileiro, algo que faltou nos últimos anos.

Com novas conexões aéreas, uma abordagem culturalmente sensível e o desejo de fortalecer os laços com o Brasil, KwaZulu-Natal aposta em um futuro promissor para atrair mais turistas brasileiros às suas praias, montanhas e tradições milenares. “Estamos voltando. E desta vez, para ficar”, finalizou Mthethwa com otimismo.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.