Fenasul Expoleite reúne genética, negócios e debate em Esteio

Fenasul Expoleite 2025
Abertura oficial da Expoleite Fenasul reuniu autoridades e produtores. Foto: Prefeitura Municipal de Esteio/ Adriano Rosa da Rocha

Começou nesta quarta-feira (14) e segue até domingo (18) a Fenasul Expoleite, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A feira é considerada uma das maiores exposições de gado leiteiro do Rio Grande do Sul e movimenta diferentes segmentos do agronegócio com foco em genética, produção, comercialização de embriões e debate sobre o futuro da atividade.

Neste ano, mais de três mil animais ocupam o parque. Entre eles, vacas selecionadas por produtores como Diogo Ferraboli, que participa do concurso leiteiro com exemplares capazes de produzir mais de 100 litros por dia. “A gente escolhe os animais pela produção, comportamento e também pela conformação”, explica.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!

A 18ª edição da Fenasul e a 45ª Expoleite marcam a retomada do evento, que não foi realizado no ano passado devido às enchentes que deixaram o parque submerso por 40 dias. Para o setor, é um momento de superação, mas também de alerta.

“O setor leiteiro clama. Setenta por cento dos produtores saíram da atividade na última década. Isso não é só sucessão ou gestão, é um alerta para todos”, afirmou Marcos Tang, presidente da Gadolando e da Febrac.

O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum, destacou a resiliência dos produtores mesmo diante de quatro estiagens seguidas e uma cheia histórica. Segundo ele, 2024 é um ano de reconstrução e inovação.

Como parte das ações estruturantes, o governo estadual anunciou o investimento de R$ 900 milhões no Programa de Manejo do Solo, voltado a melhorar a qualidade da alimentação dos rebanhos e, consequentemente, a produtividade do leite. “A produção está diretamente ligada à qualidade do alimento dos animais”, ressaltou o governador em exercício, Gabriel Souza.

Além do leite, a feira também representa uma fonte de renda extra para os produtores. Os animais expostos têm genética de ponta e podem gerar negócios o ano inteiro com a venda de embriões e reprodutores. “É gratificante ver que nosso trabalho está sendo valorizado”, disse Ferraboli.

A Fenasul Expoleite conta ainda com exposição de máquinas, insumos e um espaço dedicado à agricultura familiar, com 40 estandes de agroindústrias. A entrada e o estacionamento são gratuitos, e a expectativa é receber cerca de 100 mil visitantes até o encerramento no domingo.

O post Fenasul Expoleite reúne genética, negócios e debate em Esteio apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.