FRAUDE NO INSS: Veja o calendário de pagamento do ressarcimento a vítimas de descontos indevidos

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar as datas de pagamento do ressarcimento de descontos indevidos. Para receber de volta os valores é preciso, primeiro, confirmar diretamente no aplicativo Meu INSS se o desconto de mensalidades de associações identificado em seu benefício foi autorizado ou não.

FRAUDE NO INSS: Veja o calendário de pagamento do ressarcimento a vítimas de descontos indevidos | abc+



FRAUDE NO INSS: Veja o calendário de pagamento do ressarcimento a vítimas de descontos indevidos

Foto: Pixabay

Para quem não tem acesso ao app, é possível contestar os descontos pela Central de Teleatendimento do INSS, através do telefone 135. O serviço telefônico funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas e já está disponível. Na última terça-feira (13), o INSS enviou notificação para quem teve descontos indevidos em seus contracheques.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Passo a passo no app Meu INSS

Para confirmar se autorizou ou não os descontos, os aposentados e pensionistas devem baixar gratuitamente o aplicativo o Meu INSS em um dispositivo eletrônico, como smartphones e tablets.

  • Ao abrir o Meu INSS, o beneficiário deve digitar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
  • Em seguida, no canto superior direito da tela, o beneficiário do INSS deve clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Neste momento, se houve desconto no benefício nos últimos cinco anos, o internauta poderá ver o nome da entidade e, também, as opções para que possa informar se autorizou de fato o débito no benefício.
  • Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, verá a mensagem de que o pedido de reembolso foi realizado com sucesso.
  • No próximo passo, as entidades associativas terão até 15 dias úteis para apresentar comprovantes dessa autorização, em resposta à contestação sinalizada pelo aposentado ou pensionista.
  • Caso a entidade questionada não comprove, o dinheiro do beneficiário deverá ser ressarcido nos 15 dias úteis seguintes.

Os segurados poderão acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do instituto: o site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica, número 135.

LEIA TAMBÉM: Caixa paga abono salarial nesta quinta-feira; saiba quem tem direito a receber

Alerta de golpes

Em seu site, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS, por e-mail, Whatsapp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.

“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, disse a autarquia em nota.

CONFIRA: Ex-miss com mais de 100 mil seguidores: Quem era a influenciadora assassinada durante live no TikTok 

Confira o calendário de ressarcimento do INSS

Valores serão creditados considerando o número do beneficiário (NB). 

Quem recebe até um salário mínimo

Final 1: 26 de maio
Final 2: 27 de maio
Final 3: 28 de maio
Final 4: 29 de maio
Final 5: 30 de maio
Final 6: 2 de junho
Final 7: 3 de junho
Final 8: 4 de junho
Final 9: 5 de junho
Final 0: 6 de junho

Quem recebe mais que um salário mínimo

Finais 1 e 6: 2 de junho
Finais 2 e 7: 3 de junho
Finais 3 e 8: 4 de junho
Finais 4 e 9: 5 de junho
Finais 5 e 0: 6 de junho

(*) Com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.