Galeto, passeio e saudade: O lado B do evento de cooperativismo que movimenta a Serra gaúcha

O Legado Coop não foi apenas de palestras e painéis. Os participantes que foram até a Sociedade Concórdia, em Nova Petrópolis, desfrutaram de momentos de lazer e ainda participaram do almoço regado a muito galeto, salada e sagu.

Mais de 700 quilos de galeto no Legado Coop | abc+



Mais de 700 quilos de galeto no Legado Coop

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Para o momento do almoço foram assados mais de 700 quilos de frango. Voluntários da Festa do Galeto espetaram a carne ainda na tarde de quarta-feira (14) e deixaram em uma câmara fria. A partir das 8 horas de quinta-feira (15) o fogo foi aceso, primeiro com lenha, para usar uma quantidade menor de carvão.

LEIA TAMBÉM: Cooperativas de São Leopoldo e São Francisco de Paula são destaque no Legado Coop

Às 10h30 foi a vez de colocar o galeto no fogo, já que o almoço completo seria servido às 12h30. “Estamos acostumados, em março atendemos mais de 1300 pessoas na Festa do Galeto e em novembro também participamos da Festa do Leitão”, contou o voluntário Paulo Schwaab. O frigorífico que abasteceu o evento fica localizado em Presidente Lucena. E também houve o momento de música com a banda Goela Seca, tocando e cantando músicas tradicionais alemãs, deixando o público animado. 

Matando a saudade

Os amigos Setembrino Demartini, Velanier Demartini, Marcelo Montiel e Meri Teresinha Silva, saíram do almoço e foram passear na Praça Padre Theodor Amstad. Eles vieram de Sinop, no Mato Grosso, especialmente para o Legado Coop. “O evento está fantástico, já estou com saudade antes mesmo de acabar”, brinca Setembrino.

Amigos do Mato Grosso vieram para Nova Petrópolis participar de evento  | abc+



Amigos do Mato Grosso vieram para Nova Petrópolis participar de evento

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Eles fazem parte da Sicredi e operam agências em nove cidades do Mato Grosso e Roraima. No entanto, o berço está no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Aproveitamos para matar um pouco da saudade. O almoço estava maravilhoso, a música também. As pessoas são simpáticas”, completa Mari Teresinha.

  • CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O quarteto vai participar dos dois dias, já que as palestras e painéis não terminam nesta quinta-feira, se estendendo até sexta-feira (16).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.