Jeep confirma segunda geração do Renegade no Brasil, mas antes haverá mais uma reestilização 

Ao completar dez anos de Brasil, o Jeep Renegade recebeu de presente uma série especial e um irmão menor, o Avenger. Só que muitos diziam que ele iria morrer, até a própria Jeep lá fora em um determinado momento quis decretar sua apostadora. Mas a Stellantis do Brasil confirmou oficialmente: a nova geração do Renegade vem aí.

Só que antes disso acontecer, o SUV compacto quadrado vai ganhar uma nova reestilização. Será a terceira renovação visual da mesma geração, que acaba de completar uma década. A reforma terá como objetivo sofisticar o Renegade e segurar as pontas até o modelo totalmente novo chegar.

Avenger não mata o Renegade

Oficialmente, a Jeep confirmou, através de Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul, que o Avenger não mata o Renegade. Ele até admitiu que os rumores existiam e que isso foi cogitado, mas o SUV é extremamente importante na América do Sul e um ícone para a marca.

Jeep Renegade branco Avenger amarelo de frente
Jeep Renegade e Avenger [divulgação]

A ideia é que o Avenger seja o modelo de entrada, mais compacto, simples e urbano, enquanto o Renegade se estabelece como um carro mais sofisticado, um pouco maior e feito para uso off-road de verdade (nas versões Trailhawk e Willys). Ou seja, são carros completamente diferentes.

Fabrício Biondo, vice-presidente da Comunicação Corporativa para a América do Sul, fez questão de frisar que o Renegade está mais vivo do que nunca. Inclusive, que a nova geração está confirmada. Mas, o Auto+ descobriu que existe um caminho longo antes de que isso aconteça.

Jeep Renegade Sport Altitude parado de dianteira em frente a um portão branco
Jeep Renegade Sport Altitude [Auto+/Rafael Dea]

Renegade reestilizado

O Jeep Renegade terá uma reestilização derradeira dessa geração em breve. O interior finalmente vai mudar e com afinco, ganhando linhas horizontalizadas e componentes compartilhados com o Compass, garante uma fonte ligada á marca. O console central, por exemplo, será o mesmo do irmão maior.

Com isso, o visual de 2015 finalmente será atualizado, mas o novo Renegade manterá o acabamento referencia na categoria e o espaço apertado na segunda fileira. A parte externa deve ter atualizações mais sutis. Visto que o visual do Jeep é muito forte e difícil de ser alterado com afinco.

Jeep Renegade sem nome [Auto+ / João Brigato
Jeep Renegade sem nome [Auto+ / João Brigato

Na parte mecânica, a Jeep não fará alterações no Renegade reestilizado, só uma leve eletrificação. Assim como a Fiat Toro 2027, ele terá opção de motorização semi-híbrida. O motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex terá um sistema eletrificado para diminuir consumo, poluentes e melhorar o desempenho. 

Mais complexo que o sistema semi-híbrido do Fiat Pulse, o Renegade terá 48V, que permitirá maior auxílio do motor elétrico e função coasting. Para isso, o cambio automático de seis marchas será trocado por um dupla embreagem, permitindo que o motor seja desligado em velocidade constante ou descidas.

[Auto+ / João Brigato
[Auto+ / João Brigato

Essa tecnologia já existe em modelos como Kia Stonic e alguns Audi. A vantagem é poder economizar combustível usando um start-stop avançado com funcionamento bem mais sutil. Contudo, como o motor elétrico não é capaz de mover as rodas sozinho, esse Renegade não será híbrido de verdade, mas sim semi-híbrido.

Depois vem a segunda geração

A segunda geração, ainda sem data de estreia, será uma revolução. O Jeep Renegade vai deixar de ser fabricado em Goiana, Pernambuco e vai descer para Betim, Minas Gerais. Isso se dará porque ele vai trocar a plataforma Small Wide 4×4 pela STLA Small, a mesma do novo Fiat Uno, Citroën C3 e Jeep Avenger.

Jeep Avenger branco fazendo off-road nas montanhas
Jeep Avenger 4xe [Divulgação]

Ele ainda será um carro bem quadrado, com estilo inspirado no Wrangler, mas ficará um carro bem maior, para se manter acima do Avenger. A ideia é chegar ao porte de Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, os maiores entre os SUVs compactos. Com isso, teremos resolvido o problema de espaco no Jeep Renegade.

A estreia do atual Jeep Renegade reestilizado e da segunda geração ainda não tem data para acontecer. Mas, a reforma visual deve segurar as pontas por mais três anos antes da renovação total. O projeto de ambas é tocado pelo Brasil, país de maior sucesso do Renegade, onde já vendeu mais de meio milhão de unidades. 

Jeep Renegade Sahara branco parado de traseira
Jeep Renegade Sahara [Foto: Auto+ / Rafael Déa]

Ansioso pela chegada do Jeep Renegade reestilizado ou vai esperar a nova geração? Conte nos comentários.


O post Jeep confirma segunda geração do Renegade no Brasil, mas antes haverá mais uma reestilização  apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.