O que guarda municipal de folga fazia em rinha de galos que pertencia a irmão de vereador

A operação que resultou na descoberta de uma arena clandestina para rinhas de galo em Estância Velha, cujo responsável é Vanderlei Klaus, irmão do vereador Edenilson Klaus, o Nina, que foi eleito com a bandeira de proteção à causa animal, tem uma parte da história oculta pelas forças de segurança.

Mais de 560 galos foram encontrados em terreno no bairro Das Quintas, em Estância Velha. | abc+



Mais de 560 galos foram encontrados em terreno no bairro Das Quintas, em Estância Velha.

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

Quando agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) chegaram ao local para verificar a denúncia e encontraram mais de 500 galos presos em gaiolas — alguns com ferimentos característicos de brigas — e diversos apetrechos para combates, além de um cachorro em situação de maus-tratos, também se depararam com a presença de um guarda municipal, de folga, na chácara.

Veja o vídeo

YouTube Video

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O servidor da ativa, de 59 anos, foi surpreendido pelos colegas dentro da arena onde ocorriam os confrontos. Em um relatório interno da Guarda Municipal ao qual a reportagem teve acesso, o agente estava na lida com um dos galos no momento da chegada da equipe. Ele tentou remover o animal do ringue e colocá-lo em uma gaiola, retirando apetrechos como colete e esporas de borracha, mas deixou o bico do galo ainda preso com fita crepe.

O agente alegou estar apenas visitando o local e tratando dos animais. Disse que não sabia da existência do cachorro encontrado em situação de maus-tratos. O guarda municipal foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. No entanto, o delegado Clóvis Nei da Silva, que responde interinamente pela Delegacia de Polícia de Estância Velha, decidiu não autuá-lo em flagrante, arrolando-o como testemunha.

LEIA TAMBÉM: Justiça aceita denúncia e acusado de matar grávida a facadas se torna réu; jovem era moradora de Novo Hamburgo 

A Prefeitura de Estância Velha, por meio de nota, confirmou a presença do agente da Guarda Municipal na chácara e informou que o caso será encaminhado à Procuradoria-Geral do Município para análise jurídica e eventuais providências administrativas.

Confira a nota na íntegra:

“O Município confirma a presença de um guarda civil municipal no local. A Secretaria Municipal de Segurança, Esporte e Bem-Estar remeterá o expediente administrativo oriundo da operação à Procuradoria-Geral do Município (Progem). A partir disso, com a análise jurídica pertinente, as medidas eventualmente necessárias serão adotadas em relação aos fatos e à eventual conduta do servidor.”

Mais de 560 galos foram encontrados em terreno no bairro das Quintas, em Estância Velha. | abc+



Mais de 560 galos foram encontrados em terreno no bairro das Quintas, em Estância Velha.

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

Drone foi usado para monitorar o local antes de operação

A operação foi desencadeada na tarde de quarta-feira (14), em uma chácara na Rua Arcilda Traim, no bairro Das Quintas, em Estância Velha. A ação ocorreu após a Secretaria Municipal de Segurança e Bem-Estar receber uma denúncia anônima relacionada a um cachorro em situação de maus-tratos. A partir da informação, as forças de segurança realizaram um trabalho prévio de levantamento do local, utilizando um drone para monitorar a área.

Durante o sobrevoo, o equipamento identificou a existência de um grande pavilhão com dezenas de galos e indícios claros de que o espaço era usado como arena de rinhas. Com base nesse levantamento, a operação foi deflagrada.

Participaram da ação agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil, da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Obras, da Secretaria de Agricultura e do Departamento de Bem-Estar Animal.

A operação resultou na prisão em flagrante de Vanderlei Klaus, 54 anos, irmão do vereador Edenilson Klaus, o Nina. Ele foi detido sem direito a fiança. Além dos mais de 500 galos apreendidos, também foram recolhidos diversos apetrechos utilizados nas rinhas, como esporas e coletes, além do cachorro encontrado em situação de maus-tratos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.