Vídeo. Além do DF, “bola de fogo” cruza os céus de parte do Brasil

Semelhante a uma bola de fogo, com luz radiante, brilhosa e intensa, um detrito espacial chamou a atenção ao cruzar os céus de parte do Brasil na noite dessa quarta-feira (14/5). Além do Distrito Federal, moradores de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins registraram imagens do objeto cósmico, que se trata de um lixo espacial.

A constatação é de especialistas da Rede Brasileira de Monitoramento desse fenômeno (Bramon). O grupo detalhou, ainda, que as pessoas viram um estágio do foguete Falcon 9 , da Space X, de Elon Musk — uma parte que se separou da astronave durante o voo —, lançado em 2014 e que foi deixado em órbita de geotransferência.

Veja vídeos:

“A partir da análise dos dados e da comparação com objetos em órbita com previsão de reentrada, a Bramon identificou que o objeto mais compatível com a trajetória observada é o corpo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, identificado pelo Norad 40108″, informou a Bramon.

Segundo o grupo, “este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico.”

“Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira”, detalhou a Bramon.

O astrônomo e astrofísico britânico-americano, que trabalha no Centro de Raios X Chandra do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, fez um post no X também conformou que o lixo espacial era o segundo estágio do foguete Falcon 9, lançado em 2014.

O dono do Space Tpoday, o cientista Sérgio Sacani, explicou que o foguete demorou 11 anos para reentrar na Terra, pois estava muito longe em termos de geotransferência do planeta.

Nos vídeos, é possível perceber internautas entusiasmados com o lixo espacial e sua luz brilhosa.

Algumas sugestões do que era o objeto foram apontadas: “É uma estrela cadente? Que chique”, disse um dos espectadores do lixo espacial.  “Vai explodir alguma coisa”, “É um meteoro? Que trem doido”, afirmaram outros internautas.  “Dessa eu nunca vi moçada, ó o tamanho desse troço”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.