Xiaomi é processada por mais de 400 donos do seu carro elétrico SU7 Ultra 

Mais de 400 donos do Xiaomi SU7 Ultra entram com processo coletivo após a polêmica envolvendo o capô de fibra de carbono do esportivo elétrico. Os proprietários não se deram por satisfeitos com a justificativa e pedido de desculpas da chinesa. Tampouco consideraram os R$ 15.000 de bônus oferecidos e resolveram levar o assunto para a justiça. 

Tudo começou após a entrega dos exemplares do Xiaomi SU7 Ultra com o opcional do capô em fibra de carbono que prometia dutos de ar duplos. Para substituir o capô de alumínio pelo de carbono a fabricante cobrou o valor de US$ 5.830. No entanto, vídeos feitos pelos proprietários mostram que não há diferenças entre uma estrutura e outra.  

De acordo com o site Car News China, há vídeos circulando na internet onde são realizados teste com sopradores de ar e papel de seda mostrando que não há fluxo de ar pelos dutos. Além disso, alguns proprietários alegam que não notaram nenhum efeito de resfriamento.  

Mais de 400 donos do SU7 Ultra estão processando a Xiaomi 

Interior do Xiaomi SU7 Ultra com partes em amarelo e central multimídia ligada
Interior do Xiaomi SU7 Ultra [Divulgação]

Diante dos fatos mais de 400 proprietários se reuniram para entrar com uma ação judicial contra a montadora. Registros do bate-papo mostram que cada membro do grupo contribuiu com US$ 415. Mas vale frisar que a autenticidades das capturas de telas não foram verificadas.  

Especialistas jurídicos observaram que de fato os dutos não são funcionais a Xiaomi poderá ser penalizada por promoção enganosa, considerando a Lei de publicidade na China. Os proprietários alegam que o problema vai muito além de uma compensação financeira. Vale lembrar que o Xiaomi SU7 Ultra é um carro de quase meio milhão de reais na conversão direta.  

Xiaomi SU7 Ultra amarelo andando em uma pista próximo do mar
Xiaomi SU7 Ultra [Divulgação]

Uma possível saída para a fabricante seria verificar a funcionalidade de forma independente e provar se a dutos realmente funcionam ou admitir a falha e encontrar uma forma viável de reparar o dano. O CEO da marca, Lei Jun em pronunciamento sobre as últimas semana disse que foram “as mais difíceis desde a fundação da Xiaomi. 

O que você está achando de toda essa polêmica envolvendo a Xiaomi? Conte para nós nos comentários.


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