Zelensky cancela presença em encontro com russos na Turquia após negativa de Putin

A Ucrânia enviará uma delegação a Istambul liderada pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov, para participar de conversações com uma equipe da Rússia, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy nesta quinta-feira (15), após manter conversações em Ancara com o presidente turco, Tayyip Erdogan.

Zelenskiy, que pediu um cessar-fogo incondicional de 30 dias com a Rússia, afirmou em uma coletiva de imprensa em Ancara que não vai a Istambul para participar das negociações depois que o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu não comparecer.

Zelensky não participará pessoalmente do encontro e afirmou que a composição da delegação russa — liderada por Vladimir Medinsky, ex-ministro da Cultura — é um sinal de desrespeito. “O nível da delegação russa parece de adereços de teatro”, declarou.

A movimentação busca convencer o governo Trump de que ambos os lados estão comprometidos com uma solução pacífica, ainda que sem abrir mão de suas posições centrais. Atualmente em visita ao Golfo Pérsico, Trump havia indicado que poderia ir à Turquia caso Putin também comparecesse. Com a recusa do líder russo, o presidente americano afirmou que “nada vai acontecer até que Putin e eu nos encontremos”.

A proposta de trégua de 30 dias foi inicialmente aceita por Zelensky em março, após ser apresentada por Trump. Segundo autoridades ucranianas, o encontro com os russos em Istambul visa apenas discutir os termos da implementação e monitoramento do cessar-fogo. Outros temas só serão tratados após a trégua entrar em vigor.

(com Reuters e Wall Street Journal)

The post Zelensky cancela presença em encontro com russos na Turquia após negativa de Putin appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.