Adolescentes que atacaram professora em escola de Caxias do Sul deverão cumprir medida socioeducativa de internação

Os três adolescentes acusados de esfaquear uma professora em uma escola municipal de Caxias do Sul deverão cumprir medida socioeducativa de internação. A determinação da Justiça, que atende a uma representação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), foi publicada na quinta-feira (15).

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Crime aconteceu na EMEF João de Zorzi, de Caxias do Sul | abc+



Crime aconteceu na EMEF João de Zorzi, de Caxias do Sul

Foto: Mauro Teixeira/Rádio Solaris

No entendimento da Justiça, eles cometeram ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio. O caso aconteceu no dia 1º de abril deste ano.

LEIA MAIS: Crime sexuais em série: Passa de 200 o número de vítimas de abusador de Taquara; veja o que já se sabe

A internação terá duração máxima de três anos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os dois meninos, de 14 e 15 anos, permanecerão no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Novo Hamburgo, enquanto não houver vagas na unidade de Caxias do Sul. A menina, de 13 anos, permanecerá no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF), em Porto Alegre, única unidade feminina no Estado.

A promotora de Justiça Fernanda Soares Pereira, da Promotoria Especializada de Caxias do Sul, que teve a representação acolhida na íntegra, disse que “a sentença que acolheu a representação do Ministério Público e determinou a internação é de extrema importância, diante da gravidade do ato infracional cometido e da necessidade de uma intervenção socioeducativa mais rigorosa. A medida possibilita o acompanhamento de perto da equipe interdisciplinar do centro de atendimento. E o MP seguirá acompanhando o caso durante toda a execução da medida socioeducativa, atuando para assegurar o adequado processo de responsabilização e ressocialização dos adolescentes”.

As defesas podem recorrer, mas o recurso não suspenderá os efeitos da decisão judicial.

O crime

O crime aconteceu por volta das 13h50 do dia 1º de abril deste ano, uma terça-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João de Zorzi, localizada na Rua Doutor Mário Lopes, bairro Fátima Baixo. A professora de inglês da instituição havia recém entrado na sala do 7º ano e distribuia livros aos alunos quando uma adolescente a segurou e outros dois desferiram golpes de faca contra ela.

A mulher foi atingida na cabeça, nas costas, nos braços e nas pernas. Ela foi socorrida e levada a um hospital da cidade em estado estável. No dia seguinte, ela recebeu alta hospitalar.

Após o ataque, os adolescentes fugiram. No mesmo dia, eles foram encontrados. Os dois meninos foram apreendidos, mas, inicialmente, a menina havia sido liberada. 

*Caso você note atividades suspeitas em escolas, entre em contato com a Brigada Militar (BM) pelo 190.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.