Frente fria provoca mudança no tempo neste fim de semana no RS; veja o que esperar

O Rio Grande do Sul terá uma virada de tempo com o avanço de uma frente fria neste fim de semana, com chuva e risco de temporais. De acordo com a MetSul Meteorologia, o sistema frontal vai pôr fim a uma sequência de uma semana de dias de tempo firme no território gaúcho. 

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Frente fria provoca mudança no tempo neste fim de semana no RS | abc+



Frente fria provoca mudança no tempo neste fim de semana no RS

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Antes da mudança, o sábado (17) ainda terá tempo firme em todo ou quase todo o Estado. O sol vai aparecer, porém acompanhado de nebulosidade, que deve ser formada por nuvens altas e médias. 

Leia mais: GRIPE AVIÁRIA: RS suspende eventos com aves por precaução contra doença

“Qualquer instabilidade, se ocorrer, será isolada e mais concentrada no Oeste e no Sul gaúcho, onde se espera maior aumento da quantidade de nuvens no decorrer do dia, em especial da tarde para a noite”, observa a MetSul. 

Ainda de acordo com a empresa especializada em meteorologia, uma massa de ar quente continua atuando no território gaúcho nesta sábado e com isso a tendência de mais um dia quente para os padrões de maio, com máximas que podem ficar ao redor ou acima de 30ºC durante a tarde. 

Virada no tempo e risco de temporais

A mudança climática acontece no domingo (16). Contudo, o sol chega a aparecer com nuvens em parte do Estado. “A temperatura se eleva mais no Nordeste gaúcho, onde a chuva vai chegar mais tarde e de forma irregular. Por isso, o domingo será ainda quente em cidades dos vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte”, explica a MetSul. 

Veja também: Prazo para regularização do título de eleitor termina na segunda-feira; veja consequências e saiba como regularizar

O prognóstico indica que a chuva associada à frente fria atinge inicialmente setores do Oeste e do Sul entre a madrugada e a manhã. Entre a tarde e a noite, a instabilidade avança e alcança outras áreas do Estado. 

A MetSul explica que à medida que a frente avança para Norte e o Nordeste do estado, a frente enfraquece e os acumulados de chuva diminuem. Por isso, os maiores volumes de chuva – e que não devem ser muito altos na maior parte das cidades – devem ocorrer nas Metades Oeste e Sul gaúcha.

Já mais ao Norte e Nordeste gaúcho, o que inclui a Grande Porto Alegre, a instabilidade é esperada entre o fim da tarde e a noite. “Com a frente mais fraca e menos organizada, a chuva tende a ser irregular e o cenário de não chover em alguns pontos não é afastado”, friza a MetSul. 

Contudo, uma vez que a frente terá ar quente em sua dianteira, há risco de temporais, de forma isolada, com queda ocasional de granizo e rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h e isoladamente superiores. 

“Não se trata de um risco alto de tempo severo e em muitas cidades, mas apenas pontual. A temperatura alta precedendo a frente no Norte e no Nordeste gaúcho, porém, agrava o risco de episódios localizado de vento forte”, avisa a MetSul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.