GRIPE AVIÁRIA: Após morte de cisnes, Zoo de Sapucaia é fechado por suspeita de influenza

O Zoológico de Sapucaia do Sul foi fechado para visitação por suspeita de gripe aviária, desde quarta-feira (14). O fechamento aconteceu após cisnes terem morrido no local pela Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), de acordo com fontes que não preferiram não se identificar.

Zoo de Sapucaia do Sul foi fechado após morte de cisnes  | abc+



Zoo de Sapucaia do Sul foi fechado após morte de cisnes

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A morte dos cisnes pode ser um ponto de atenção para visitantes recentes, mas o virologista e pró-reitor  de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, afirma que isso não deve ser um risco grave, já que são animais aquáticos e o contágio acontece durante o contato direto com os animais infectados.

O Zoo de Sapucaia está fechado desde quarta-feira (14) e a previsão é que continue até sábado (17), conforme a Secretaria do Meio Ambiente do governo do Estado (Sema). 

Ainda hoje, uma área de Montenegro foi isolada após um foco de gripe aviária ser confirmado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em um estabelecimento avícola de reprodução. Uma investigação complementar está sendo feio, em raio inicial de 10 quilômetros do local onde ocorreu o foco, além de possíveis vínculos com outras propriedades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.