Gripe aviária pode afetar até 20% das exportações mensais de frango do Brasil

gripe aviária - galinhas
Foto: Embrapa

De acordo com levantamento preliminar da consultoria Safras & Mercado, entre 15% e 20% das exportações mensais de carne de frango do Brasil devem ser impactadas pelo caso de Influenza Aviária registrado em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Em 2023, o estado exportou carne de frango para 137 países, totalizando US$ 1,45 bilhão em receita. Além disso, o Rio Grande do Sul é o maior exportador nacional de carne de peru, com vendas que somaram US$ 85,39 milhões no mesmo período.

Segundo a análise, os prejuízos para o estado serão significativos. A China, que suspendeu por 60 dias as importações da carne de frango brasileira, compra mais de 40 mil toneladas por mês, representando mais de 10% das exportações nacionais do produto.

Exportações: principais destinos afetados

  • Emirados Árabes Unidos: 8,37 mil toneladas embarcadas por mês
  • Arábia Saudita: 7,6 mil toneladas mensais
  • Japão: 2,16 mil toneladas mensais

A Safras & Mercado ressalta que, com a interrupção parcial das exportações, haverá aumento da oferta de carne de frango no mercado interno, o que pode provocar queda nos preços em todas as etapas da cadeia produtiva.

O post Gripe aviária pode afetar até 20% das exportações mensais de frango do Brasil apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.