GRIPE AVIÁRIA: União europeia também suspende exportações de frango brasileiro

Após a China, a União Europeia também suspendeu as exportações brasileiras de carne de frango por conta da confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A suspensão do bloco europeu foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. 

União Europeia suspende compra de frango do Brasil | abc+



União Europeia suspende compra de frango do Brasil

Foto: Ministério da Agicultura e Pecuária

A suspensão automática e da forma de auto embargo está prevista no protocolo de exportação de frango acordado entre o Brasil e o bloco europeu, que está entre os 10 principais destinos do frango brasileiro. 

As exportações de frango para a União Europeia correspondem cerca de 7% de todo volume exportado do País. No ano passado, o Brasil exportou 229,984 toneladas desse tipo de carne para os 27 países que compõem o bloco, com embarques que somam US$ 655,320 milhões. 

Fávaro disse que o Brasil negocia a regionalização do protocolo com bloco da Europa, para que as exportações sejam restritas apenas à região do foco detectado, em um raio de 10 quilômetros, ou ao Estado. 

“Desde o primeiro foco de gripe aviária em aves silvestres há dois anos, intensificamos a revisão do protocolo com diversos países. Com alguns países, ainda não foi concluído. É possível que consigamos essas mudanças, comprovando que outras regiões não têm risco de foco e, com isso, liberação dos embarques das demais regiões”, afirmou o ministro em entrevista ao Broadcast Agro.

Reino Unido, Argentina, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita irão restringir a compra de carne de frango brasileiro ao território gaúcho e, depois, somente à Montenegro, segundo o ministro.

*Com informações do portal de notícias CNN Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.