Libertadores e Sul-Americana: confira os clubes classificados para as oitavas de final

A quinta rodada dos campeonatos continentais chegou ao fim nesta quinta-feira, após ter sido iniciada na última terça. Com isso, alguns clubes já garantiram vaga nas oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Ricardo Mathias abriu o placar para Inter diante do Nacional no Uruguai | abc+



Ricardo Mathias abriu o placar para Inter diante do Nacional no Uruguai

Foto: Ricardo Duarte/Inter

A sexta e última rodada será disputada entre os dias 27 e 29 de maio. Até o momento, apenas Palmeiras e São Paulo estão classificados entre os representantes brasileiros.

O Palmeiras é o líder do Grupo G e tem a melhor campanha geral do torneio, com 100% de aproveitamento. Já o São Paulo, que lidera o Grupo D, ainda pode terminar em segundo lugar dependendo dos resultados da última rodada.

Outros brasileiros ainda estão na briga. O Botafogo, no Grupo A, e o Fortaleza, no Grupo E, dependem apenas de si para avançar. Inter e Bahia se enfrentam no dia 28 em Porto Alegre. Quem vencer se classifica. Em caso de empate, a vaga fica com o Colorado.

Com a vitória desta quinta, o Flamengo entrou na zona de classificação, no segundo lugar do Grupo C, empatado com os mesmos oito pontos da terceira colocada LDU, mas com o saldo de gols melhor. Para se classificar, o time carioca precisa vencer o Deportivo Táchira, no Maracanã, e observar o resultado da partida entre LDU e Central Córdoba. Se a LDU vencer, embola de vez o grupo, deixando os três times com 11 pontos. Neste caso, o time brasileiro precisará alcançar um saldo de gols melhor que os rivais, ou ao menos um deles para se garantir em primeiro.

Além dos brasileiros, também estão classificados o Libertad, do Paraguai, que está no grupo do São Paulo, o Racing, da Argentina, no Grupo E, o Atlético Nacional, da Colômbia, no Grupo F, além do Vélez Sarsfield, da Argentina, e do Peñarol, do Uruguai, ambos do Grupo H.

Copa Sul-Americana

Nenhum time brasileiro garantiu vaga antecipada nas oitavas de final. O destaque até agora é o Fluminense, líder do Grupo F. Apesar de ainda poder perder a liderança para o Once Caldas, o time comandado por Renato Gaúcho já está garantido ao menos nos playoffs. O Grêmio, segundo colocado no Grupo D, também já está nos playoffs. Uma combinação de resultados pode levar o time de Mano Menezes diretamente para a próxima fase.

Treinador Mano Menezes ainda tem mais uma partida na fase de grupos da Sul-Americana | abc+



Treinador Mano Menezes ainda tem mais uma partida na fase de grupos da Sul-Americana

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Vitória não pode mais assumir a liderança no Grupo B. Para disputar os playoffs, precisa vencer a Universidad de Quito e torcer para que o Defensa y Justicia não vença o Cerro Largo. Em situação parecida está o Vasco, que não alcança mais o líder Lanús. A diferença é que o time carioca está fora até dos playoffs neste momento. A vaga está com o Melgar, que enfrentará o time de Fernando Diniz na última rodada.

No Grupo C, o Corinthians ainda tem chances de se classificar diretamente ou até ser eliminado. A equipe é a segunda colocada com oito pontos e enfrentará o líder Huracán, que tem 11. O América de Cali, terceiro colocado, tem sete pontos e também está na briga. No Grupo H, o Atlético-MG possui oito pontos. Porém, o time de Cuca está em uma das chaves mais complicadas e ainda não garantiu vaga direta ou nos playoffs. O Cruzeiro está eliminado da competição e apenas cumpre tabela contra o Unión Santa Fe.

Já estão garantidos nas oitavas de final da Sul-Americana os equatorianos Universidad de Quito e Mushuc Runa, além do argentino Lanús. Oito times avançam direto para as oitavas, outras equipes serão definidas em um playoff com os terceiros colocados da Libertadores.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.