Mais de 13 mil podem ter o título de eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral, em Canoas

Foi no começo do ano que a Justiça Eleitoral deu início à propaganda pela regularização dos títulos daqueles eleitores classificados como faltosos, por não aparecerem nas últimas três votações, sem justificar ausência ou pagar as multas.

Prédio da Justiça Eleitoral em Canoas estava quase vazio na tarde desta sexta-feira (16)



Prédio da Justiça Eleitoral em Canoas estava quase vazio na tarde desta sexta-feira (16)

Foto: Paulo Pires / GES

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.

Quando começou a divulgação, havia nada menos que 13.775 eleitores em Canoas com o risco de perder o título. O prazo para regularização apontado desde o início da campanha se encerra na próxima segunda-feira (19).

E mesmo com toda a propaganda, restam 13.397 eleitores a perigo. Até segunda-feira, portanto, os eleitores podem acessar consulta nos sites da Justiça Eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou mesmo se dirigir até o cartório da cidade.

Às vésperas do encerramento do prazo, nesta sexta-feira (16), o movimento era muito baixo na sede da Justiça Eleitoral que abrange as Zonas 66 e 134, em Canoas. E como não haverá uma ação extra durante o final de semana, a expectativa é de aumento de movimento na segunda-feira.

“Eu vi a propaganda na TV e achei que o cartório estaria cheio, mas não tinha quase ninguém”, comentou o gerente comercial Carlos Eduardo Garcia. “Me mudei para Canoas e havia deixado pendente este assunto”, explica o trabalhador com 51 anos.

Carlos Eduardo é exceção. Isso porque, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), boa parte das regularizações que ocorreram em Canoas nos últimos meses ocorreram devido a óbitos de eleitores, que acabaram tendo os registros removidos do sistema.

Saiba como regularizar

Para regularizar a situação, é necessário pagar uma multa no valor de R$ 10,53, que corresponde a R$ 3,51 por turno de ausência. O comparecimento presencial ao cartório é obrigatório em dois casos: se o cidadão ainda não tiver feito a coleta da biometria ou se o título de eleitor já estiver cancelado.

Nos demais casos, é possível fazer todo o processo on-line, pelo site Justiça Eleitoral ou no aplicativo e-Título, podendo o pagamento ser feito por boleto, Pix ou cartão. O registro de quitação do débito ocorre automaticamente após a baixa do pagamento. O procedimento também pode ser realizado no cartório eleitoral.

Atendimento em Canoas

O cartório eleitoral de Canoas atende de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, na Avenida Guilherme Schell, 6080, no Centro.

Para regularizar o título é necessário apresentar os seguintes documentos:
• Documento oficial com foto;
• Título de eleitor ou e-Título;
• Comprovantes de votação ou justificativa;
• Comprovante de residência (emitido nos últimos 3 meses);
• Comprovantes de pagamento ou dispensa da multa eleitoral.

Entenda o processo

Conforme a Justiça Eleitoral, o cancelamento de títulos, conhecido como depuração do cadastro, costuma ocorrer no ano seguinte a cada eleição. O processo é realizado para garantir que o cadastro nacional do eleitorado permaneça atualizado.

Estão isentos ao cancelamento os eleitores com voto facultativo por prerrogativa constitucional— como os analfabetos, os idosos com 70 anos ou mais, os jovens de 16 e 17 anos, e aqueles que possuem a certidão de quitação eleitoral por tempo indeterminado (como pessoas com deficiência que impossibilita ou deixa excessivamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.