Mulheres quilombolas do Pará se reúnem para debater gestão territorial e justiça climática


O evento reunirá 50 mulheres de 34 comunidades quilombolas dos municípios de Óbidos, Oriximiná e Santarém. Mulheres quilombolas de Oriximiná participam de encontro em Santarém sobre gestão territorial e justiça climática
Arquivo Arqmo/Divulgação
A Comissão Pró-Índio de São Paulo, com apoio da Malungu Regional Baixo Amazonas, realizará nos dias 20 e 21 de maio, em Santarém, oeste do Pará, o “Encontro de Mulheres – Gestão Territorial e Justiça Climática”. O evento reunirá 50 mulheres de 34 comunidades quilombolas dos municípios de Óbidos, Oriximiná e Santarém.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O encontro tem como objetivo principal debater os desafios e as oportunidades para as mulheres quilombolas na promoção dos direitos territoriais e justiça climática em seus territórios, especialmente diante da crescente crise climática que tem afetado severamente a região Norte do Pará.
A iniciativa surge como resposta às demandas urgentes de adaptação aos efeitos da crise climática, que se tornaram evidentes principalmente pelas secas extremas registradas nos últimos dois anos nessas comunidades tradicionais.
Durante os dois dias de evento, as participantes terão a oportunidade de trocar experiências, identificar estratégias e fortalecer suas redes para enfrentar os desafios ambientais e territoriais.
Um dos pontos centrais da discussão será a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ), uma conquista do movimento quilombola nacional instituída pelo Governo Federal em novembro de 2023, que visa apoiar e promover as práticas de gestão territorial e ambiental das comunidades quilombolas. O encontro buscará trazer informações detalhadas sobre a PNGTAQ, avaliando as oportunidades que ela oferece para a elaboração de estratégias de adaptação climática específicas para os territórios quilombolas.
“Este encontro representa um importante espaço para fortalecer o protagonismo das mulheres quilombolas na defesa de seus territórios e na construção de soluções para enfrentar os impactos climáticos que já afetam suas comunidades”, destaca Lúcia Andrade, coordenadora executiva da CPI-SP.
Serviço:
Evento: Encontro de Mulheres – Gestão Territorial e Justiça Climática
Datas: 20 e 21 de maio de 2025
Local: Santarém (PA)
Participantes: 50 mulheres de 34 comunidades quilombolas de Óbidos, Oriximiná e Santarém
Promoção: Comissão Pró-Índio de São Paulo
Apoio: Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará – Malungu Regional Baixo Amazonas
Sobre a Comissão Pró-Índio de São Paulo
A Comissão Pró-Índio de São Paulo é uma organização não governamental que atua desde 1979 na defesa dos direitos dos povos indígenas e quilombolas no Brasil, promovendo o reconhecimento de seus territórios, a valorização de suas culturas e o fortalecimento de sua autonomia.
Sobre a Malungu Regional Baixo Amazonas
A Malungu Regional Baixo Amazonas é uma organização que articula e representa comunidades quilombolas da região do Baixo Amazonas, no Pará, lutando pela garantia de seus direitos territoriais, ambientais e culturais.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.