Primeira vez no Brasil: Foco de gripe aviária é registrado na região; saiba se há riscos para humanos

Foi detectado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais em Montenegro, no Vale do Caí. De acordo com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), essa é a primeira vez que o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) é identificado no sistema de avicultura comercial no Brasil.

Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do Brasil | abc+



Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do Brasil

Foto: Agência Brasil

Ainda conforme o Ministério, o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas). A doença não é transmitida pelo consumo de carnes ou ovos, ou seja: os produtos inspecionados seguem seguros para a alimentação, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

O vírus circula pelo mundo desde 2006, mas é incomum na América do Sul. Ele costuma ocorrer principalmente na Ásia, África e no norte da Europa. Segundo o Mapa, as medidas de contenção e erradicação do foco já foram iniciadas para impedir que o vírus se alastre, afetando a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população. 

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.