Sementes Jotabasso é reconhecida com certificação ESG Sementes

André Savino - Presidente Syngenta Brasil, José Amaral – Conselheiro Sementes Jotabasso, Tages Martinelli – Diretor Sementes Jotabasso, Rodrigo Alves – Diretor Seedcare Syngenta e Igor Lyra - Head Latam Seedcare.
André Savino – Presidente Syngenta Brasil, José Amaral – Conselheiro Sementes Jotabasso, Tages Martinelli – Diretor Sementes Jotabasso, Rodrigo Alves – Diretor Seedcare Syngenta e Igor Lyra – Head Latam Seedcare.

Com raízes no sul do Brasil, a Sementes Jotabasso, que hoje atua em todo território nacional com sementes de soja, sorgo e trigo, recebeu a Certificação ESG da Syngenta — reconhecimento conquistado por apenas duas sementeiras no Brasil por práticas comprovadas nos pilares Ambiental, Social e de Governança.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link!

A Jotabasso foi a única sementeira do Cerrado brasileiro a receber a certificação. E, no Sul, foi uma das duas sementeiras reconhecidas. Mais que um reconhecimento, a certificação é reflexo do trabalho feito pela empresa ao longo de muitas décadas.

Nesses mais de 50 anos de atuação, consolidou-se como uma das maiores produtoras de sementes de soja de alto padrão do país, sustentada pelos seus valores e robusta governança corporativa, com estratégias sustentáveis e de inovação que caminham juntas em todo o seu processo de produção e comercialização de sementes.

Confirmando que a empresa tem trilhado um caminho sustentável, a Sementes Jotabasso teve também uma de suas unidades de produção de sementes, a Fazenda Verde, de Rondonópolis (MT), reconhecida pela 7ª edição do Prêmio Fazenda Sustentável como uma das três propriedades rurais de grande porte mais sustentáveis do Brasil.

Historicamente, a Jotabasso zelou pela conservação e meio ambiente mesmo antes de que isso se tornasse um dos principais assuntos em pauta. Conforme portaria nº 170-N de 30 de dezembro de 1997, foi constituída a Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN João Basso, com 3.624 hectares destinados exclusivamente à preservação e não integrantes de área de reserva legal, além de incentivo à pesquisa de sua riqueza arqueológica e cultural realizadas por mais de 30 anos junto ao Museu de História Natural da França e Universidade de São Paulo (USP).

A RPPN recebeu e ainda recebe pesquisadores de outras instituições de ensino nacionais e internacionais que realizam estudos científicos na área da unidade. Em 2019, com objetivo de dar ainda mais foco para as ações de sustentabilidade, a Sementes Jotabasso criou um setor de Sustentabilidade. O departamento surgiu com o propósito de criar uma cultura orientada para as práticas socioambientais com um conceito que vai além de atitudes para a preservação ambiental, envolvendo também iniciativas econômicas e sociais.

“Para nós, sustentabilidade é mais do que um valor — faz parte do nosso jeito de produzir. Ela está presente em todas as etapas do nosso trabalho, desde as práticas no campo até as decisões corporativas e em nosso relacionamento com as comunidades. Atuamos de forma integrada para usar os recursos naturais de forma responsável, incentivar iniciativas sociais e construir um futuro mais equilibrado e duradouro”, comentou Julia Freiberg, coordenadora do setor de sustentabilidade na Sementes Jotabasso.

A Sementes Jotabasso possui governança corporativa, tendo como pilares equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, princípios que norteiam e possibilitam o crescimento de forma sustentável, aplicados pela Diretoria Executiva e Conselho de Administração, criando uma relação de confiança. Zelando também pela ética e credibilidade em seus negócios e sua equipe, a Jotabasso instituiu em 2009 um Código de Conduta firmado por sociedade, conselho de administração, funcionários e parceiros de negócio, resguardando a governança, auditoria externa (atualmente por uma das maiores empresas de auditoria) e canal de Ouvidoria de livre acesso para colaboradores, clientes, parceiros e partes interessadas. Acompanhando a evolução das práticas sustentáveis de agricultura, certificando que sustentabilidade e produtividade caminham juntas em seu processo, desempenha práticas como Plantio Direto, Manejo Integrado de Pragas (MIP), Rotação de Cultura, Recuperação de Pastagens e Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

Atualmente, as inovações tecnológicas oferecem um novo arcabouço de ferramentas que permitem a racionalização de recursos e maior eficácia visando maiores produtividades, ou seja, produzir mais com menos. A empresa destaca algumas de suas iniciativas: telemetria e mapeamento de suas áreas para acompanhamento de desempenho de suas máquinas, redução no uso de combustíveis e diminuição de distâncias e rotas de operações de plantio e colheita para minimizar uso de recursos e emissões; mapeamento de solo e uso em taxa variável de fertilizantes, otimizando produtividade e quantidade necessária do insumo; monitoramento de pragas e invasores, identificando zonas de maior incidência e realizando aplicações localizadas, reduzindo o uso de produtos químicos e mantendo a sanidade de suas lavouras; utilização de insumos biológicos com fabricação interna em seu manejo sanitário das lavouras; monitoramento climático visando as melhores janelas para efetuar operações agrícolas sem incorrer em retrabalhos ou excesso de operações.

No aspecto social, a Jotabasso promove campanhas de conscientização ambiental junto às comunidades e regiões onde atua, realizando palestras e divulgando conteúdo informativo sobre melhores práticas ambientais, além de manter suas portas abertas a seus clientes e parceiros na troca de informações e experiências, visando a capacitação e otimização no uso de recursos na condução das lavouras de seus clientes.

Entre as certificações já obtidas, possui a Certificação Round Table on Responsible Soy – RTRS e Certified Responsible Soya – CRS, que confirmam uma produção de soja ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. Segundo Lara Trouva, gerente de marketing e comunicação da Jotabasso, é evidente o crescente reconhecimento da marca entre produtores e parceiros, impulsionado por suas práticas sustentáveis, tanto no Brasil quanto no exterior.

A empresa também possui certificações como a Great Place to Work – GPTW e FEEx FIA Employee Experience, com alto nível de satisfação de clima organizacional e laboral, além de possuir o reconhecimento por anos consecutivos como a Melhor Sementeira pelo prêmio Melhores do Agro, da Revista Globo Rural.

O post Sementes Jotabasso é reconhecida com certificação ESG Sementes apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.