TADALAFILA: O remédio para ereção que virou moda nas academias

A tadalafila, substância polêmica que veio à tona nos últimos dias após resolução da Anvisa, costuma ser indicada para tratar homens que apresentam alguns tipos de quadros urológicos (veja quais abaixo).

O problema é que o medicamento tem sido usado com fins recreativos, como um “pré-treino”, para supostamente potencializar os exercícios físicos na academia. Outros, acreditam e usam com o propósito de aumentar a performance sexual.

Gummy de tadalafila "Metbala" foi proibida pela Anvisa | abc+



Gummy de tadalafila “Metbala” foi proibida pela Anvisa

Foto: Redes sociais/Reprodução

Gummy de tadalafila

Nesta semana, no dia 14, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, manipulação, propaganda e o uso de todos os lotes do medicamento Metbala, à base de tadalafila, da empresa FB Manipulação Ltda.

Em nota, a agência reguladora informou que a medida foi adotada porque o produto em questão, uma bala do tipo gummy, não tem qualquer tipo de regularização junto à Anvisa.

“Além disso, a empresa identificada não tem autorização da Anvisa para fabricar medicamentos”, completou o comunicado.

A proibição, segundo a agência, também se aplica a qualquer pessoa, física ou jurídica, ou veículos de comunicação que comercializem ou divulguem o produto.

“De acordo com a legislação, medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias e precisam estar registrados na agência. O registro é a comprovação de que o produto possui eficácia, segurança e qualidade”, destacou a Anvisa.

Entenda

No comunicado, a agência reforçou que a tadalafila, indicada para tratar disfunção erétil, é um medicamento sujeito à prescrição médica e que seu uso depende de avaliação clínica sobre condições específicas do paciente.

“Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos. Quem faz a propaganda de produtos irregulares também comete infração sanitária e está sujeito a penalidades, incluindo multas”, concluiu a Anvisa.

Para que serve a tadalafila?

A tadalafila é um medicamento responsável por regular a dilatação dos vasos sanguíneos e pode estar associada a alguns problemas genitais masculinos, como a disfunção erétil e a hiperplasia prostática benigna (HPB), segundo dados do Hospital Albert Einsten.
A substância costuma ser usada em quadros de:
Impotência sexual (incapacidade de obter ou manter uma ereção);
Hesitação para urinar;
Gotejamento;
Jato fraco;
Esvaziamento incompleto da bexiga;
Micção dolorosa;
Urgência urinária.

 

Com informações de Agência Brasil e Hospital Albert Einstein.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.