Branding para todos os bolsos

Na mente do empreendedor de pequeno porte, quando se fala em branding ele automaticamente vê o interlocutor como um mecânico diagnosticando um carro com problema na rebimboca da parafuseta.

Isso porque, para ele, a gestão de marca não ecxiste, apenas vendas é o que importa. E esse é o grande equívoco que o impede de crescer.

A prova de que essa visão é uma falácia está aqui: uma pesquisa feita pela Accenture, com consumidores ao redor do mundo, apontou que 63% das pessoas preferem comprar bens e serviços de empresas que defendem um propósito que reflita os valores e crenças pessoais. E como uma marca alcança isso? Pelo branding.

E, antes que você se sinta entre a cruz e a caldeirinha sobre investir em branding ou em vendas, respire e segura essa pedrada: não é um ou outro e sim um e outro. Ou seja, uma boa gestão de marca alavancará as suas vendas.

Imagino que esteja pensando agora “de onde eu vou tirar mais verba para isso?”.

Mas, vou te pedir calma mais uma vez, porque como deve ter percebido, eu aponto o problema e trago a solução. Então, se liga nas dicas a seguir que te ajudarão a construir uma marca relevante sem um orçamento milionário, mas com estratégia, autenticidade e consistência.

Um passo para trás

Antes de colocar a mão na massa, é bom todos estarmos na mesma página sobre o que é branding: ele representa a índole de um negócio, o caráter e a reputação.

Por isso, fica nesse guarda-chuva a gestão da imagem da empresa e a responsabilidade de criar uma imagem positiva para a marca, tornando-a mais popular e aumentando a sua visibilidade.

Branding na prática

Agora alinhados, vamos colocar a mão na massa e construir um posicionamento autêntico e que conecte seu cliente ideal contigo.

Passo 1: identificar o seu diferencial

É preciso ter claro em sua mente e na ponta da língua o que você faz que é fora da curva no seu mercado e te destaca em relação a concorrência. Isso pode ser desde atendimento humanizado a uma tecnologia de ponta.

Passo 2: você vende para quem?

Nem vem com papinho que é todo mundo. A forma mais fácil de identificar para quem vende é cadastrando quem compra com você para entender o perfil social e comportamental por meio do ticket médio de compra, produtos favoritos e periodicidade de recompra.

Passo 3: tenha uma identidade visual

Só de ver as cores amarela e vermelha, você já pensa numa certa rede de fast food. Isso é identidade visual. Caso seu orçamento esteja apertado, faça você mesmo um mini guia para a sua marca, no Canva ou em uma inteligência artificial voltada para isso.

Passo 4: voz e tom da comunicação

Quando você lê um post da Netflix Brasil no Instagram, automaticamente pensa em uma pessoa debochada em todos eles, correto? É isso que você precisa definir, a sensação que causará no seu público-alvo e que vai fazê-lo se conectar com a sua marca.

Por exemplo, se é um consultor, advogado ou médico, deve passar autoridade; quem vende para outras empresas, capacidade técnica; e um psicólogo, acolhimento.

Passo 5: visibilidade assertiva

Segundo dados do Demand Gen Report, 87% dos compradores afirmam que o conteúdo influencia sua decisão de compra. Então, é importante ser rastreável pelo cliente ideal, mas, sem pira de onipresença. A regra é foco.

Partindo desse princípio:

  • LinkedIn, se é B2B ou profissional liberal
  • Instagram se o seu produto ou serviço é visual
  • Tiktok, para falar com um público mais jovem
  • Facebook, mais maduro
  • Kwai, se for de poder aquisitivo menor

Também inclua o Google Meu Negócio se for um comércio local.

Passo 6: monitore e ajuste

A cada três meses, analise:

  • Quais conteúdos geraram mais engajamento?
  • Quais perguntas e dúvidas são mais recorrentes?
  • Se houve mudança na percepção sobre sua marca positivamente?

Branding, e todo processo de comunicação, é a longo prazo.

A gestão de uma marca requer clareza e consistência e quando feita com estratégia, transforma pequenos negócios em referências e profissionais em autoridades. E o segredo para isso é começar simples – mas, começar já.

Luana Clara é sócia da LaPresse Comunicação.

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