Começam as gravações de Guianuba, filme que contará a história de Sapucaia do Sul

Começaram, nos últimos dias, as gravações do filme Guianuba, longa-metragem que contará a história do município de Sapucaia do Sul.

Com roteiro de Guilherme Suman, o filme tem direção de Vini Oliveira, com o apoio do co-diretor Adriano Sousa. Conforme a equipe, a produção visa não apenas entreter, mas também conectar os espectadores à história local, retratando a vivência e os desafios da comunidade.


Gravações de Guianuba, filme que conta a história de Sapucaia do Sul, estão sendo feitas no Morro do Chapéu



Gravações de Guianuba, filme que conta a história de Sapucaia do Sul, estão sendo feitas no Morro do Chapéu

Foto: Bernardo Appel/Divulgação

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Sinopse

“Guianuba foi a primeira forma como chamaram Sapucaia do Sul”, resume o diretor, sobre o nome da produção, que é um drama poético entrelaçando presente e passado. “O filme é a retratação da primeira família que chegou em Sapucaia e da manutenção dessa história nos tempos atuais. Então, são duas linhas: uma que trata a história desde a chegada da família do personagem Antônio, e uma linha atual, de um descendente direto dessa família, o Aureliano, tentando manter essa história para a neta Helena”, explica Oliveira.

No filme, Helena (interpretada por Beatriz Lopes), uma jovem artista urbana, retorna à casa do avô, Aureliano (Zé Victor Castiel), em Sapucaia do Sul, e se vê confrontada com uma saga ancestral iniciada no século XVIII.

As cenas estão sendo gravadas no Moro do Chapéu, zona rural da cidade. Na área, um imóvel representa a casa de Aureliano.

LEIA TAMBÉM: Exposição fotográfica sobre a cheia histórica ocorre até o final do mês em Sapucaia do Sul

Elenco

A equipe de produção conta com mais de 12 profissionais, incluindo talentos locais. Entre eles, o Diretor de Fotografia Wagner Costa. O elenco conta também com Cristiano Quevedo, Guilherme Suman, Elisa Lucas, Allan Riggs, Andressa Matos, Vanessa Castro, Apolônio Cipriano, Bruno Krieger e Guilherme Varani, além de mais 12 pessoas em figuração, sendo parte da própria Sapucaia do Sul.

“Manter essa história viva”

Guianuba é uma realização que conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio de Sapucaia do Sul. O diretor Vini Oliveira, que é de São Leopoldo, conta que a ideia de fazer um filme destacando a história do município partiu do co-diretor Adriano Sousa. “Ele é um sapucaiense amante da cidade e quer colocar a história dela pra fora, levar nas escolas”, comentou. A partir daí, o longa foi inscrito na lei federal e contemplado.

“Foi um extenso trabalho de pesquisa de roteiro. Estamos retratando uma história que é pouco falada, adaptando algumas coisas, mas estamos tentando fazer o mais fiel possível pra poder manter essa história viva”, complementou Oliveira.


Gravações de Guianuba, filme que conta a história de Sapucaia do Sul



Gravações de Guianuba, filme que conta a história de Sapucaia do Sul

Foto: Bernardo Appel/Divulgação

Filme deve ser lançado no aniversário do município

A intenção da equipe é lançar o filme em agosto, próximo da data de aniversário da cidade – celebrado no dia 20. A estreia deve ter exibição gratuita em uma praça de Sapucaia do Sul, com estrutura de cinema ao ar livre e previsão de público de até 500 pessoas no evento. Em seguida, o filme será inscrito em festivais nacionais e internacionais.

A exibição também está garantida em canal de TV por assinatura, com potencial de atingir mais de 300 mil lares, e será disponibilizada em plataformas de streaming, onde espera-se mais de 20 mil visualizações no primeiro semestre, segundo a equipe.

VEJA AINDA: FHGV contrata nova empresa para fornecimento de serviços médicos

Apoio

O projeto também conta com o apoio de residência audiovisual do Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual, que indicou dois profissionais para trabalhar no filme. Além disso, a trilha sonora do longa será composta por músicas autorais do Rock de Galpão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.