Gramadense estreia neste domingo na Divisão de Acesso do Gauchão

O caminho a ser percorrido pelo Centro Esportivo Gramado (CEG) para garantir uma vaga na elite do futebol estadual começa, no domingo, dia 18. Às 15 horas, será a estreia do Trem da Serra na Série A2 do campeonato gaúcho – a conhecida Divisão de Acesso.

AGRADECIMENTO PELO TRABALHO: Crianças de escolas de educação infantil de Canela prestam homenagens aos garis da cidade

Gramadense joga o campeonato pela primeira vez



Gramadense joga o campeonato pela primeira vez

Foto: Lucas Rodrigo/Divulgação

O primeiro jogo será na Vila Olímpica, contra o Passo Fundo. O ingresso poderá ser adquirido na hora e custará R$ 20. As crianças vinculadas aos projetos esportivos do CEG terão entrada gratuita.

FUTURO DO CLUBE: Gramadense completa 95 anos com a construção do novo estádio em fase final

Ao longo da fase classificatória, o CEG terá que encarar os outros 14 clubes da competição em um turno único. Seriam 15, mas o Futebol Com Vida, de Viamão, desistiu de participar. Após, as oito melhores esquipes avançam e as duas piores caem para a Terceirona. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. O campeão e o vice têm vagas garantidas na primeira divisão do estadual de 2026.

Com a chegada de novos jogadores, a pré-temporada do Gramadense começou em março. O técnico Carlos Moraes reforça que, nesse período de preparação, buscou dar bases técnica, física e tática aos atletas, dando ênfase também para a questão psicológica.

INVESTIMENTOS: Corsan vai iniciar a última etapa das obras para duplicar sistema de abastecimento de água em Gramado

“Nestes últimos dias antes da estreia, nos preocupamos em motivar o grupo e colocar a importância do clube dentro de uma competição deste nível. Precisamos começar bem e fazer de cada jogo uma decisão”, relata o treinador.

Carlos Moraes



Carlos Moraes

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O técnico ressalta que o campeonato tem um nível alto de dificuldade, porque conta com clubes tradicionais do futebol estadual. “A gente vai precisar ter muito equilíbrio, mas, principalmente, vontade e determinação”, atesta, destacando que a mescla de jogadores experientes com a juventude formada na base do CEG tem tudo para trazer um bom resultado.

FAMÍLIA ACOLHEDORA: Moradora de Gramado é exemplo de que em coração de mãe sempre cabe mais um

Desistência

Por conta da desistência do Futebol Com Vida, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou uma reunião do conselho técnico. Por unanimidade, os clubes aprovaram que a tabela seja ajustada, com cada clube disputando sete jogos em casa e sete fora – com uma rodada de descanso. A primeira rodada ficou mantida, mas a nova tabela será divulgada somente nos próximos dias.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Projeto de turismo rural em Gramado pretende ampliar experiências de turistas e fortalecer comunidades do interior

Conforme a federação, devido ao abandono, o Futebol Com Vida está automaticamente rebaixado. Assim, somente mais uma equipe cairá para a Terceirona depois da fase classificatória do Gauchão.

“A torcida é sempre fundamental”

Vencedor da Terceirona em 2024, esta é a primeira vez que o Gramadense disputa o Acesso. Carlos frisa que é preciso buscar o mais rápido possível os pontos para evitar chances de rebaixamento e, claro, lutar pela classificação. “E a gente vai precisar que a torcida abrace o nosso grupo. Esse apoio é muito importante”, declara Carlos.

Dieter Eninger



Dieter Eninger

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Um dos jovens do time é o zagueiro Dieter Eninger. Ele conta que os atletas estão ansiosos e imaginando como será a estreia do clube no campeonato. “A gente vem trabalhando com muita confiança, muita convicção e espero que a gente possa sair vitorioso”, pondera.

NOVIDADE: Bar em que cliente escolhe vinho sem saber sobre o rótulo e recebe bebida por uma janela abrirá unidade em Gramado

“A torcida é sempre fundamental, principalmente neste início do campeonato. A gente sabe que é importante começar bem. Convido todos para comparecer e poder prestigiar a nossa equipe e empurrar a gente para a vitória”, finaliza o zagueiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.