Gramado avança e sobe para 9º em ranking de desenvolvimento no Estado

Gramado tem avançado nas áreas de saúde e educação e está na 9ª posição entre os municípios com melhor índice de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. De 2013 a 2023, a cidade avançou 14 posições, saindo da 23ª colocação. Entre todo o Brasil, figura em 83º lugar.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Comunidade do interior de Gramado pode ser considerada uma das melhores vilas turísticas do mundo

Centro de Gramado



Centro de Gramado

Foto: PMG/Divulgação

O levantamento foi divulgado no início deste mês. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IDFM) acompanha os mais de cinco mil municípios do Brasil, levando em consideração três principais áreas: saúde, educação e emprego e renda. Neste último item, Gramado mantém o mesmo índice em uma década 1,0 – pontuação máxima.

  • ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

No geral, o município teve uma variação positiva em 10,6%, tendo a classificação de desenvolvimento moderado na educação (0,6874) e alto na saúde (0,8251). No ranking geral, a pontuação ficou em 0,8375 – em alto desenvolvimento -, algo que foi obtido por apenas 8% das cidades gaúchas.

“A gente fica feliz com a notícia e mais feliz ainda porque os índices na área de educação e saúde cresceram, além de manter o pleno emprego. Isso é resultado dos investimentos feitos ao longo dos anos e de um trabalho conjunto da comunidade e do Executivo”, ressalta o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, reforçando o resultado positivo mesmo após crises econômicas, geradas pela pandemia da Covid-19 e o evento climático de novembro de 2023.

PUJANÇA DO SETOR NA SERRA: Mercado imobiliário de Gramado teve crescimento e movimentou R$ 2,5 bilhões em 2024

O estudo foi criado em 2008 e é calculado exclusivamente com estatísticas públicas oficiais. Em todo RS, os três municípios com índices mais altos são Lajeado (0,8680), Campo Bom (0,8617) e Ijuí (0,8600). Canela fica na posição 80ª no Estado e na 550ª no País.

PRESTAÇÃO DE CONTAS: Um ano após a catástrofe climática, Gramado ainda tem quase R$ 160 milhões em obras para executar

De modo geral, a análise mostra que 99% dos municípios registraram avanço no índice geral entre 2013 e 2023. Com isso, a pontuação média brasileira no estudo é de 0,6067 ponto, referente a desenvolvimento moderado. A educação se destaca como a área do estudo com maior número de municípios em patamares mais elevados de desenvolvimento. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.