GRIPE AVIÁRIA: Aumenta a lista de países que suspenderam a compra de frango do Brasil

Mais países suspenderam a compra de frangos do Brasil neste sábado (17). Os últimos a interromper as importações do produto foram: México, Chile e Uruguai. Outros países que já tinham adotado a medida são: China, União Europeia (UE) e Argentina. A medida vem após a confirmação de um foco de gripe aviária em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

GRIPE AVIÁRIA: Aumenta a lista de países que suspenderam a compra de frango do Brasil | abc+



GRIPE AVIÁRIA: Aumenta a lista de países que suspenderam a compra de frango do Brasil

Foto: Susana Leite/GES-Especial

ENTENDA: GRIPE AVIÁRIA: Há risco de contaminação em humanos? É seguro consumir carne e ovos de aves? Confira a resposta dessas e outras 7 perguntas

O governo mexicano alega que a medida foi tomada para “proteger a indústria avícola local” e que trata-se de uma suspensão preventiva. A suspensão vale para a importação de carne de frango, ovos férteis e aves vivas, entre outros produtos avícolas, do Brasil. Na nota, a secretaria informou que o Ministério da Agricultura do Brasil comunicou o Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica) na quinta-feira (15), sobre um foco de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) H5N1) em território brasileiro.

O Chile comunicou o governo brasileiro da suspensão temporária das compras de frango de todo o País. Mais cedo, o Uruguai também comunicou o ministério sobre a suspensão, bem com a Argentina.

A União Europeia respondeu ao Brasil que, em virtude da alteração no status sanitário do País perante à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), esperava a pausa na certificação dos embarques pelo País, segundo o secretário.

Já no caso da China, principal destino do frango brasileiro, o protocolo determina que, em caso de enfermidade de notificações obrigatórias, como a gripe aviária, haja suspensão imediata das certificações das exportações pelo país. “Comunicamos a China que respeitamos o protocolo acordado, o que significa a suspensão dos embarques desde 15 maio”, afirmou o secretário.

FIQUE DE OLHO: GRIPE AVIÁRIA: O que se sabe desde que o primeiro foco de H5N1 foi confirmado em granja de Montenegro

(*) Com informações do Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.