Jeep Renegade veste traje dark com pacote Night Eagle

Parece mentira, mas o Jeep Renegade completou 10 anos no mercado brasileiro em 2025. Lançado com a proposta de ser um SUV compacto acessível, ele se tornou um dos principais responsáveis pela popularização dos utilitários esportivos com tração 4×2 no país. Como já dizia uma famosa campanha publicitária: o tempo passa, o tempo voa.

De 2015 para 2025, o mercado se transformou, assim como o Jeep Renegade. Do motor 1.8 de quatro cilindros naturalmente aspirado, alvo de críticas sobre o consumo e o desempenho, teve a introdução do propulsor turbinado 1.3 16V (T270), bem como mudanças estilísticas, sem perder as formas quadradas e cheias de personalidade.

Se no início dos anos 2000 a tendência era chamar atenção com luzes no assoalho e visual inspirado em Velozes & Furiosos, hoje a customização segue uma linha mais minimalista — tendência que também foi incorporada pelas próprias montadoras. Jeep Compass e Commander oferecem versões com acabamento escurecido sob a nomenclatura BlackHawk, enquanto o Renegade Longitude traz o pacote Night Eagle.

Ao contrário dos irmãos maiores Compass e Commander na versão BlackHawk — equipados com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros da família Hurricane, que entrega 272 cv e 40,8 kgfm —, o Jeep Renegade Longitude Night Eagle mantém a mecânica inalterada. Neste caso, as mudanças se concentram no visual, com acabamento escurecido e detalhes que reforçam o apelo.

Jeep Renegade Longitude Night Eagle cinza parado de traseira com muro e plantas ao fundo
Jeep Renegade Longitude Night Eagle [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Quanto vale o show do Renegade Longitude Night Eagle?

O Jeep Renegade Longitude T270 4×2 parte de R$ 171.990. Já o pacote opcional Night Eagle acrescenta R$ 5.000 ao valor base, enquanto a pintura perolizada na cor Sting Grey custa mais R$ 2.500. Ou seja, para levar o SUV da Jeep exatamente como aparece nas fotos, será necessário desembolsar R$ 179.490.

O valor final do Renegade Longitude Night Eagle se aproxima do Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI, que parte de R$ 171.490, e até do Jeep Compass Sport T270 de entrada, oferecido por R$ 186.990. Essa proximidade de preços levanta uma dúvida importante: você prioriza espaço interno para a família e as bagagens ou está mais interessado no visual diferenciado do SUV?

Jeep Renegade Longitude Night Eagle cinza parado de lateral com muro e plantas ao fundo
Jeep Renegade Longitude Night Eagle [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O pacote Night Eagle confere ao Jeep Renegade uma estética dark. Por fora, destacam-se a ausência de cromados, as rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento escurecido e a logotipia exclusiva da versão. A lista de equipamentos inclui ainda itens de conforto e conveniência, como luzes de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e sensor crepuscular.

Além disso, a configuração Longitude — uma das mais vendidas do Jeep Renegade — com o pacote Night Eagle (que significa águia noturna em tradução livre) oferece recursos avançados, como entrada e partida sem chave, farol alto com comutação automática, borboletas atrás do volante para trocas sequenciais e monitoramento de pontos cegos.

Rodas escurecidas do Jeep Renegade Longitude Night Eagle
Jeep Renegade Longitude Night Eagle [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Com 4,26 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura, o Jeep Renegade oferece um entre-eixos de 2,57 m — menor que o do Volkswagen T-Cross (2,65 m) e também inferior ao do Hyundai Creta, que mede 2,61 m. Essa diferença significa menos espaço para as pernas e joelhos dos ocupantes da segunda fileira de bancos.

Pássaro noturno

Esta não é a primeira vez que o Jeep Renegade recebe a nomenclatura Night Eagle. Em 2018, o pacote opcional estava disponível na versão Sport, com preço na época de R$ 90.490. Realmente, o tempo passa; o tempo voa, e tudo muda — assim como a trajetória do SUV. Quando foi lançado, em 2015, o SUV da Jeep competia com, no máximo, dois concorrentes diretos. Hoje, a situação é bem diferente…

Por isso, é fundamental que o Renegade se destaque em meio à multidão. Enquanto a nova geração não chega, o Jeep Renegade Longitude Night Eagle oferece um toque de exclusividade, além de itens adicionais de conveniência e segurança que se somam aos equipamentos de série da versão Longitude. Entre os itens, ar-condicionado de duas zonas, multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, e o cluster digital de sete polegadas.

Além disso, o SUV da Jeep conta com seis airbags, controles eletrônicos de tração, estabilidade e anti-capotagem, controlador de velocidade, faróis e lanternas de LED, assistente de partida em rampas, reconhecimento de placas de trânsito, vidros elétricos com função um toque para subida e descida, além do sistema Isofix para fixação de bancos infantis, para citar.

Como é o desempenho do 1.3 16V Turbo do SUV da Jeep?

Existem algumas certezas na vida, e uma delas é que o Jeep Renegade evoluiu significativamente com a adoção do motor 1.3 turbo de quatro cilindros com injeção direta, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Antes, o motor 1.8 naturalmente aspirado sofria para embalar o SUV devido ao seu peso, impactando negativamente o consumo de combustível.

Antes, o motor 1.8 entregava até 139 cv com etanol. Já o propulsor 1.3 turbo sobrealimentado teve sua potência reduzida de 185 cv para 176 cv (etanol e gasolina) devido às normas rígidas do Proconve L8, vigentes desde 1º de janeiro deste ano. Mesmo assim, o torque de 27,5 kgfm se manteve inalterado com ambos os combustíveis.

O ponto alto do Jeep Renegade está na resposta rápida do motor, que desperta brevemente e já se mostra pronto para o ataque pouco acima das 2.000 rpm. A relação peso-potência é de 8,39 kg/cv, melhorando em relação aos 10,42 kg/cv do antigo Night Eagle equipado com o motor 1.8. O câmbio automático de seis marchas realiza as trocas de forma ágil, contribuindo para o desempenho do SUV compacto da Jeep.

Outra característica está na calibração do conjunto de suspensões do Jeep Renegade. Ele adota arquitetura McPherson no eixo dianteiro e suspensão multibraços na traseira. Essa construção robusta filtra e absorve muito bem as irregularidades do piso, além de controlar eficientemente a rolagem da carroceria em curvas feitas em alta velocidade.

Jeep Renegade Longitude Night Eagle [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O contato do SUV da Jeep com o solo é garantido pelas rodas de 18 polegadas calçadas com pneus na medida 225/55. O perfil 55 também ajuda as suspensões a trabalharem melhor, colaborando na absorção dos impactos. Para o off-road urbano, o Renegade oferece ângulos de entrada de 22º, de saída de 32º e uma altura livre do solo de 19,2 cm.

Aventura urbana com o Jeep Renegade

A tração do Renegade Longitude Night Eagle é exclusivamente no eixo dianteiro, enquanto a tração 4×4 está disponível nas versões Trailhawk T270 (a partir de R$ 179.990) e Willys T270 (a partir de R$ 185.990). Recentemente, o modelo ganhou a edição comemorativa 10 Years, que celebra os dez anos do Renegade no Brasil e da fábrica em Goiana, Pernambuco. Limitada a 1.010 unidades, essa edição especial custa o mesmo que a versão Willys convencional (R$ 185.990).

O Jeep Renegade conquistou os brasileiros principalmente pela personalidade das suas linhas quadradas, que remetem ao clássico Jeep Willys da Segunda Guerra Mundial. Esse SUV da Jeep enfrenta com desenvoltura as nossas vias mal pavimentadas, e seu desempenho não deixa a desejar. Uma crítica fica por conta do porta-malas, que oferece 320 litros de capacidade. Para comparação, o Nissan Kicks dispõe de 432 litros.

Mesmo em trechos leves de fora de estrada, conforme constatamos, as suspensões do Jeep Renegade garantem o conforto dos até cinco ocupantes. Além disso, o isolamento acústico da cabine mantém do lado de fora os ruídos indesejados, impedindo que o barulho do motor invada o interior, especialmente em velocidades acima de 100 km/h.

Contudo, o consumo aferido pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro indica que o Jeep Renegade faz 11,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada usando gasolina. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada. Para comparação, o Renegade Sport 1.8 com pacote Night Eagle registrava 6,9 km/l (cidade) e 8,6 km/l (estrada) com etanol, e 10 km/l (cidade) e 12 km/l (estrada) com gasolina.

Jeep Renegade Longitude Night Eagle [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Veredicto

Para quem busca um SUV com estética diferenciada, o Jeep Renegade Night Eagle é uma ótima opção. Com detalhes e rodas escurecidas, além da ausência de cromados, ele esconde sob o capô um motor turbinado eficiente. Além disso, as suspensões são robustas e suportam bem as irregularidades das vias brasileiras.

Além disso, o Jeep Renegade Night Eagle enfrenta trechos leves de fora de estrada com facilidade. Contudo, a capacidade do porta-malas e o consumo de combustível podem ser pontos negativos para o SUV do fabricante. E aí volta aquela pergunta: você faz questão de visual ou de espaço interno?

O que você acha do Jeep Renegade? Se você é dono ou já foi proprietário, compartilhe sua experiência nos comentários!


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