Mais de 20 araras-canindé passam por reabilitação para voltar à natureza

Araras-canindé
Foto: Ascom/Ibama-PE

O transporte de 27 araras-canindé (Ara ararauna) até o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), em Petrolina (PE), foi realizado por equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH).

Os animais foram encaminhados para quatro diferentes Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), com o objetivo de integrar um novo projeto voltado à reabilitação de psitacídeos no âmbito do Projeto Papagaio da Caatinga. A iniciativa busca preparar as aves para futura reintrodução em áreas de ocorrência natural, sobretudo no sul do estado do Piauí.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

O Ibama reforça que a ação representa mais um passo na recuperação de indivíduos vítimas de tráfico, cativeiro ilegal ou maus-tratos, promovendo sua reabilitação e reinserção segura em ambientes naturais.

Ao mesmo tempo, o Instituto acredita que a articulação entre os Cetras e o Cemafauna amplia a capacidade de resposta à demanda por acolhimento, tratamento e preparo para soltura de espécies da fauna brasileira.

*Sob supervisão de Victor Faverin

O post Mais de 20 araras-canindé passam por reabilitação para voltar à natureza apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.