“Uma corrente do bem”: Veja histórias de voluntários que madrugam para garantir meio frango beneficente

“Saímos revigorados”. É assim que a funcionária pública aposentada Vera Lúcia Netto, 65 anos, resume os momentos que passa no voluntariado. Ela mora em Osório, no Litoral Norte, mas faz questão de vir a Novo Hamburgo participar das ações sociais do Banco de Alimentos da Região do Calçado (Barc). O meio frango deste sábado (17) é um exemplo disso.

Vera Lúcia, à direita, com sorriso que é compartilhado com demais voluntários | abc+



Vera Lúcia, à direita, com sorriso que é compartilhado com demais voluntários

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

VEJA TAMBÉM: Atleta de Novo Hamburgo é vice-campeão nacional de xadrez

“Sou voluntária há quase 10 anos. Minha família participa também. Nosso retorno é ver as doações sendo entregues, ficamos muito felizes. É uma corrente do bem, uma rede de apoio”, diz Vera, que, assim como outros voluntários do Barc e da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), participou da entrega dos kits de galetos doados pela empresa Killing.

A professora aposentada Isabel Cristina Blankenhein, 64, chegou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus às 5h30, e o sorriso enquanto embalava os pedidos entregava a satisfação em ajudar. A moradora de Novo Hamburgo é voluntária do Barc há 12 anos e tudo começou ao ler uma nota no Jornal NH. 

Isabel, à esquerda, e demais voluntárias que chegaram às 5h30 | abc+



Isabel, à esquerda, e demais voluntárias que chegaram às 5h30

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

“Me aposentei depois de 33 anos como professora e senti que precisava fazer alguma coisa. Vi no sabe-tudo, na página do Jornal NH, que o banco de alimentos precisava de voluntários, decidi conhecer e me apaixonei. Meus amigos, a família, somos todos voluntários”, conta Isabel.  

Na área de assadores também se reúnem muitos voluntários, em uma doação de tempo e amor que une diversas gerações e diferentes estilos de vida. O professor de dança de salão Nilson Mendes, 64, conhecido como Marrom Mendes, trocou os palcos pela churrasqueira neste sábado (17).

CONFIRA: Projeto transforma vidas com a cultura do hip-hop e práticas restaurativas na região

Nilson, da equipe de assadores do meio frango | abc+



Nilson, da equipe de assadores do meio frango

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

“Sou voluntário há muitos anos, assim como o meu filho. É muito gratificante poder ajudar”, diz Mendes, que lembra também do segredo para um frango assado suculento. “O segredo é tirar o excesso das pelancas, da gordura. Fizemos isso na noite anterior”, relata.

A Abefi tem 56 anos e participa do Meio Frango desde a primeira edição. “Killing e Abefi são parceiras há bastante tempo e somos muito gratos a essa parceria, pois hoje atendemos diariamente 1.500 pessoas”, destaca o diretor-geral da entidade, Altemir Labes. 

O meio frango

Coxas e sobrecoxas vão acompanhadas de pão e pepino | abc+



Coxas e sobrecoxas vão acompanhadas de pão e pepino

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

A ação “Meio Frango Simplesmente Juntos” é realizada pela Killing e já virou tradição. O kit foi vendido por R$ 35 cada. O preparo dos alimentos, a colocação nas embalagens e entrega foi feita por voluntários das entidades e da empresa.

O Grupo Killing fez a doação dos, embalagens, os materiais de limpeza, e também ficou responsável produção de materiais de divulgação, tickets para venda, banners, lonas, etc.

A iniciativa nasceu em 2017 e teve, depois, três edições, em 2020, em 2022 e em 2023. No ano passado, a ação não foi realizada em função da enchente e de outras iniciativas sociais realizadas pela empresa. Todo o lucro é revertido para as entidades sociais.

LEIA AINDA: Moradora da região busca recursos para fazer cirurgia rara: “Quero poder viver muito com meu filho”

Duas edições em 2025

Entrega do meio frango foi feita neste sábado (17) | abc+



Entrega do meio frango foi feita neste sábado (17)

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Será realizada uma nova edição da ação social em outubro. “Pela primeira vez, faremos duas edições do Meio Frango Simplesmente Juntos em um ano. É um apoio da Killing às instituições que tanto fazem pela comunidade. Nesta edição, duas instituições foram selecionadas. E, em outubro, teremos uma nova etapa com apoio a outras duas organizações, beneficiando ainda mais pessoas”, ressalta o CEO do Grupo, Milton Killing.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.