Chuva de 150 mm e temperaturas de 38°C marcam os próximos cinco dias

Chuva forte tempestade
Foto: Wikimedia Commons

Em dois estados do Centro-Oeste do país os termômetros devem atingir os 38°C, calor similar a algumas áreas do Sul e Sudeste. Já em partes do Nordeste, a chuva chega com força, com chances de superar os 150 mm e trazendo alerta máximo. Confira os detalhes da previsão do tempo entre esta segunda (19) e a próxima sexta-feira (23):

Sul

A chuva deve cessar em quase todas as áreas da Região Sul durante a semana. Assim, o predomínio será de sol entre poucas nuvens em todos os estados, ainda com destaque para as amplitudes térmicas, que podem chegar a 11°C. As temperaturas ainda são amenas de manhã e sobem no período da tarde. Semana será mais úmida e com trovoadas nos próximos dias entre o norte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e centro-sul do Paraná, com pelo menos 45 mm de chuva acumulada, o que ajuda a manter a boa umidade do solo sem prejudicar os trabalhos em campo. Atenção para tempo quente e seco no centro-norte do Paraná, onde não há projeção de chuva e a temperatura máxima deve girar em torno de 32°C, agravando a situação de estresse térmico e hídrico.

Sudeste

Predomínio de sol entre nuvens em todas as áreas da região, exceto no norte de Minas Gerais (divisa com a Bahia), devido à alta pressão atmosférica no oceano. Umidade segue em queda, principalmente no interior de São Paulo e Minas Gerais. Semana com chuva somente na parte litorânea, com acumulados entre 15 mm e 20 mm nos próximos cinco dias. Nas áreas produtoras, a semana será de tempo quente e seco com a temperatura máxima chegando a 33°C , o que contribui para a colheita do café e da cana, mas prejudica as lavouras implantadas de São Paulo e do Triângulo Mineiro.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Centro-Oeste

Possibilidade de chuva isolada no extremo norte de Mato Grosso (divisa com o Pará e o Amazonas) devido à presença de muita umidade no local. Nos demais locais, o tempo continua estável, seco e quente, com umidade relativa do ar chegando aos 30% em muitas
áreas. Situação de bloqueio atmosférico permanece inibindo a formação de chuva nos três estados, com exceção de áreas de fronteira com a Bolívia e Paraguai, regiões onde a chuva ficará em torno de 10 mm nos próximos cinco dias. Atenção para elevação de temperatura, principalmente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com temperaturas que devem chegar a 38ºC, causando estresse térmico nas lavouras em desenvolvimento e no gado em confinamento.

Nordeste

Perigo extremo no litoral norte de Alagoas, litoral de Pernambuco e litoral sul da Paraíba por conta da presença da frente fria. Nessas áreas, o volume de chuva pode ultrapassar os 100 mm. Os interiores de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará terão chuva de moderada a forte intensidade devido à umidade que infiltrará na região. Com isso, os acumulados ficam em torno dos 30 mm.

Atenção para o risco de alamentos e deslizamentos de terra no litoral de Alagoas e Pernambuco, já que os acumulados devem ultrapassar 150 mm. Boa umidade chegando em Sergipe, interior de Alagoas, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará, com pelo menos 50 mm acumulados, o que vai ajudar a reverter o quadro de déficit hídrico na região e contribuir para o desenvolvimento das lavouras e das pastagens. Tempo quente e seco no centro-oeste da baiano e piauiense, além do centro-sul do Maranhão.

Norte

Alerta no Amapá devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na região, propiciando acumulados de chuva de cerca de 50 mm, principalmente no leste do estado. Norte do Amazonas e Pará com pancadas de chuva no período da tarde, com 20 mm. Tempo quente e seco em Rondônia, Tocantins e sul do Pará nos próximos cinco dias, o que ajuda com os trabalhos em campo. No Acre, Amazonas e restante do Pará, de Roraima e do Amapá o acumulado da semana gira em torno de 70 mm, o que ajuda a manter a boa umidade do solo, mas pode prejudicar de forma pontual os trabalhos em campo com pequenos alagamentos.

O post Chuva de 150 mm e temperaturas de 38°C marcam os próximos cinco dias apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.