Confraria Studio leva artesanato do DF ao Metrópoles Fashion & Design

Nada de “Ctrl C” e “Ctrl V”. É com esse trocadilho da informática, referente aos famosos comandos de copiar e colar, que Ana Paula Ávila brinca sobre o olhar que agrega às criações exclusivas da Confraria Studio. A grife de bolsas e calçados, nascida em Belo Horizonte (MG) em 1998, mas transferida para a capital federal três anos depois, é uma das que estarão com produtos à venda no Metrópoles Fashion & Design Festival 2025.

Com entrada gratuita e aberto ao público, o evento ocupa o Museu Nacional da República, em Brasília (DF), entre 21 e 23 de maio. Vem saber mais sobre a Confraria, estreante na terceira edição do festival!

Nascida mineira, radicada (e fabricada) em Brasília

Conhecida pelo trabalho com materiais certificados, como junco e couros nobres, e baseada no design autoral, a Confraria Studio tem a artista plástica mineira Ana Paula Ávila como fundadora, CEO e diretora criativa. A produção é própria, feita à mão, e migrou para Brasília em 2001. A fábrica fica no Setor de Indústrias Bernardo Sayão.

“As pessoas compram Confraria fora e não sabem que é de Brasília, fabricada aqui. Olhar para o que nós temos aqui sempre foi o meu foco, desde que comecei a Confraria em um espaço de 30 m²”, comenta. “Minha marca é pequena, handmade, muito diferente dos grupos. É difícil essa competição.”

Ana Paula Ávila, fundadora, CEO e diretora criativa da Confraria Studio - Metrópoles
A empresária e artista plástica mineira Ana Paula Ávila é a fundadora e CEO da Confraria Studio

 

A empresária acredita que iniciativas como o MFDF ajudam na proximidade do público local com a marca, que tem os outros estados como consumidores principais. A designer acredita que o fato de o país e a própria capital federal ainda serem “jovens”, os consumidores tendem a priorizar o que é feito no exterior.

Detalhes na loja da Confraria Studio - Metrópoles
Junco e couros nobres estão entre os materiais trabalhados pela Confraria

 

Artesania agregada ao luxo

A grife passou os primeiros 20 anos focada em atacado, participando de feiras e fornecendo para 130 multimarcas de luxo espalhadas pelo Brasil, além de pontos em países como Estados Unidos, França e Suíça.

Desde a pandemia de Covid-19, aposta também no varejo, com lojas próprias em Brasília (QI 05 do Lago Sul), São Paulo (SP) e Trancoso, na cidade de Porto Seguro (BA), além do e-commerce.

Detalhes na loja da Confraria Studio - Metrópoles
A marca, por muitos anos, focou em atacado, mas, atualmente, trabalha também com varejo

 

Os sapatos já faziam parte do portfólio da marca, mas ganharam uma atenção especial nos últimos anos, a exemplo dos tênis com couro de pirarucu, um dos insumos premium trabalhados pela Confraria. Outro destaque são os modelos com forro especial e solado de couro, e produzidos com a mesma dedicação aos detalhes que as bolsas.

Detalhes da Confraria Studio - Metrópoles
Os calçados ganharam uma ênfase especial nos últimos anos

 

Confraria no MFDF 2025

A curadoria selecionada pela Confraria para o MFDF 2025 foca nas peças de outono/inverno 2025, atualmente disponíveis no varejo. Entre elas, as famosas bolsas de junco que são o carro-chefe da marca, como a clássica clutch Diamond, itens com marchetaria de chifre natural, camurça e sapatos com estética boho.

8 imagens

Bota Star

Bolsa Baby Cath
Bolsa Confraria Studio
Tênis Atlas Ouro
Bolsa Angel
1 de 8

Bolsa Julia

Nina Quintana/Metrópoles

2 de 8

Bota Star

Nina Quintana/Metrópoles

3 de 8

Bolsa Baby Cath

Nina Quintana/Metrópoles

4 de 8

Bolsa Confraria Studio

Nina Quintana/Metrópoles

5 de 8

Tênis Atlas Ouro

Nina Quintana/Metrópoles

6 de 8

Bolsa Angel

Nina Quintana/Metrópoles

7 de 8

Bolsa Nice Pirarucu

Nina Quintana/Metrópoles

8 de 8

Bolsa Angel

Nina Quintana/Metrópoles

 

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025

Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.

Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.

Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.

Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.

Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.

Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de dez designers de móveis do DF, que apresentarão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames e Samuel Lamas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.